A mesmice dos blogs literários

junho 14, 2014

Meus amigos blogueiros-literários que me desculpem, mas ultimamente tenho visto tantos blogs literários caindo na mesmice, que me pergunto o que ainda faço nessa área. E o mais triste: não consigo achar a resposta para essa pergunta.

Resenhas, lançamentos e promoções são fundamentais em um blog literário, isso é óbvio e todo mundo sabe. O problema é quando o blog passa a postar apenas isso. Fiz uma limpa nos blogs que sigo, uma limpa que sempre faço, e dei unfollow em todos os blogs inativos, pesados demais e que só postavam o mesmo tipo de coisa. Nada pessoal gente, mas nem só de resenhas vive um leitor. Todos os blogs literários cuja página inicial não exibia postagens que fugiam da categoria resenha, lançamento e promoção foram retirados da minha lista de blogs. Deixei os blogs literários que apresentavam algum tipo de variedade (uma tag que fosse!) e aqueles que gosto muito do blogueiro dono do blog. 

Já faz tempo que ando decepcionada com a área literária da blogosfera por esse mesmo motivo. Os blogs literários estão cada vez mais parecidos com um monte de postagens escritas por um robô com um único objetivo: parcerias, parcerias, parcerias e parcerias... Não há nenhuma preocupação em agradar o leitor, escrever algo para que nós possamos ler e nos identificar, algo que facilite nossa leitura e desperte nosso interesse em um livro. Muito pelo contrário, as resenhas estão cada vez mais técnicas, profissionais e informais, parecidíssimas com aquelas que lemos em revistas... mas não estamos lendo revistas. A graça de se ler um blog é justamente essa: ler algo escrito por alguém como eu e você, alguém que vive uma vida parecida com a nossa, que trabalha em um emprego "normal", ou que estuda, ou que perde a paciência com os pais, que sai de casa ou deixa de sair pra ficar lendo, ou que, enfim, vive uma realidade próxima da nossa. Ler uma resenha escrita por alguém que você sabe apenas o nome, ainda que escrita de forma magnífica, não a torna interessante. Por outro lado, saber que tal pessoa gosta das mesmas coisas que você, vive em um ambiente parecido com o seu — isso sim torna uma resenha capaz de despertar (ou não!) o interesse de alguém. 

E é isso que, acredito eu, nós procuramos: não só resenhas, mas blogs escritos por pessoas comuns, que colocam um pouco de si mesmas em cada palavra que escrevem. Blogueiros que dedicam muito amor e carinho para seus blogs. Blogueiros que vão além das parcerias, buscando o princípio de cada blog: compartilhar um pouco de si mesmo.


You Might Also Like

5 comentários

  1. Pois é, Marina, você tocou em um assunto pouco comum na área literária da blogosfera. Tem faltado cada vez mais originalidade nos blogs literários, é sempre a mesma falação, as resenhas estão basicamente no CTRL + C e CTRL + V e, para piorar, a inovação se torna cada vez menos presente nos blogs literários; Uma tristeza. :/
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas palavras, o meu blog ainda tem pouco tempo de vida, ainda estou me habituando a postar. Escrevo principalmente por mim, para treinar minha capacidade de escrever e resenhar sobre livros, de preferências em textos leves. Mas a partir da próxima postagem vou colocar um pouco mais de mim nas postagens, também acho super importante!

    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sabe que às vezes penso a mesma coisa?

    Eu realmente acho que os blogs não precisem ser tão pessoais quanto você advoga, mas a "mesmice" pra mim tem mais a ver com o conteúdo programático mesmo: parcerias com editoras mainstream pra mim são um mistério. Elas já têm toda uma máquina de publicidade e parceria com as livrarias. Sério, pra quê dar mais publicidade ainda pra elas? Claro que sou autor nacional e quero "puxar pro meu lado", mas eu acho que quem se propõe a falar de alguma coisa deveria tentar não falar mais do que já está sendo falado. Dá pra se envolver mais com a literatura nacional de várias formas, mandar uma banana pro que está estabelecido e impulsionar a respiração de ares diferentes. Mas tem aquela: quem faz os blogs gosta de ler, e não tem nada de errado em ler o que as editoras mainstream publicam... Mas também se for só o gosto pela leitura pra que entrar na cena dos blogs? O blog é só pra satisfazer quem o escreve? Ou pra fazer diferença pros leitores? Mas é isso aí, ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  4. que incrivel, Marina!
    acho que você descreveu o que muita gente vem percebendo mas não disse ainda. é exatamente isso, a "magia" ta se perdendo. o que eu acho de mais interessante também nas resenhas de blog de você ver a opinião da pessoa mesmo, o que ela sentiu ao ler esse ou aquele livro e não somente um resumo para a escola, que é o que mais a gente tem visto por aí. mas fazer o que, o povo quer parceria, deixemos eles pra lá rs

    fico imensamente feliz de meu link ainda estar ali no cantinho, significa que meu blog não é mais um no meio dos pouco atrativos rs

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  5. Você disse tudo o que estava entalado aqui, na minha garganta. Gosto de leitura e leio alguns blogs literários. Mas quase todos caíram na mesmice. É uma lástima. E, sabe, aquela sinopse que eles colam no começo? Ela desfaz todo o propósito de se fazer uma resenha. Por vezes, prefiro ler a sinopse e tecer um comentário sobre ela do que ler o post.

    ResponderExcluir