Estou me sentindo muito bem hoje. Finalmente consegui reabrir o blog e terminar o novo layout, que acabou demorando mais tempo para ficar pronto do que planejei. Não consegui terminar tudo até sexta, e só agora que consegui um tempinho livre pra terminar alguns detalhes e escrever um post.
Desde que voltei para a blogosfera estava com vontade de mudar o layout e dar uma arrumada em tudo isso aqui. É incrÃvel como coisas que parecem não ter importância acabam influenciando nosso humor e disposição, e o layout do blog era uma dessas coisas. Queria algo que refletisse meu estado atual, e aproveitei a semana do saco cheio para trabalhar nisso. Voltei com a cor azul, que era a cor que eu sempre usava, antes do layout rosa, que eu resolvi experimentar para mudar um pouco. Não me arrependo, percebi que rosa também é uma cor bonita e que posso trabalhar com ela, mas no momento, estou tentando resgatar algumas coisas que ficaram pra trás e o blog acaba refletindo isso, mesmo que na só cor.
Além da cor, tentei fazer algo mais "clean" e mais prático. Aumentei as fontes e a largura do blog, e tirei aquele monte de links do menu. Eu mesma estava ficando confusa com tanta informação, e acho que menos páginas vai facilitar as coisas (mesmo assim ainda tenho que fazer alguns ajustes no menu, keep calm).
Sobre as Categorias
Uma coisa que eu queria falar é sobre as categorias (tags) do blog. Quem usa o blogger sabe que nessa plataforma não é permitido separar os posts por categorias, como no wordpress, e somente podemos usar tags, que servem como etiquetas nos posts. Esse foi um dos motivos que demorei demais a terminar esse layout, e talvez o que mais me queimou neurônios. Isso porque, o blog estava com muitas tags, dos mais variados assuntos (alguns nem atualizavam mais) e eu precisei de tempo (e paciência!) pra organizar tudo.
O que me tomou tempo e me fez quebrar a cabeça foi o conteúdo literário que estava publicado. Como o blog era exclusivamente literário, eu não precisava separar as coisas em "literatura", porque tudo dizia respeito a literatura, então eu criava uma tag para cada assunto ~literário~ do blog (como capas e lançamentos). Só que eu tinha muuuito conteúdo literário, com muitas séries de posts diferentes e juntar tudo isso em uma tag só ia gerar uma bagunça ainda maior, deixando até mesmo eu que escrevo o blog e sei como ele é, perdida nas profundezas do Tártaro de tags... (sério gente, tinha mais de 300 posts sobre literatura, se somar com as resenhas).
A solução que encontrei foi criar as categorias por contra própria, usando as próprias tags do blogger, separando os assuntos e agrupando outros. As categorias possuem um pequeno traço atrás da palavra, e isso é a única coisa que as diferencia das outras tags. Talvez dê no mesmo pra quem clicar nos links, mas ao menos vai facilitar pra mim na hora de organizar o conteúdo do blog e também vai ficar mais fácil encontrar todos os posts sobre um assunto sem cair em outra dimensão.
Enfim, temos agora 12 categorias, de diferentes assuntos (incluindo literatura), e estou mais satisfeita e feliz com a nova carinha do blog. Já estou preparando mil coisas para escrever aqui :)