A nova cara do blog

outubro 20, 2015

A torre Eiffel foi inaugurada num dia 31 de Março ;)

Estou me sentindo muito bem hoje. Finalmente consegui reabrir o blog e terminar o novo layout, que acabou demorando mais tempo para ficar pronto do que planejei. Não consegui terminar tudo até sexta, e só agora que consegui um tempinho livre pra terminar alguns detalhes e escrever um post. 

Desde que voltei para a blogosfera estava com vontade de mudar o layout e dar uma arrumada em tudo isso aqui. É incrível como coisas que parecem não ter importância acabam influenciando nosso humor e disposição, e o layout do blog era uma dessas coisas. Queria algo que refletisse meu estado atual, e aproveitei a semana do saco cheio para trabalhar nisso. Voltei com a cor azul, que era a cor que eu sempre usava, antes do layout rosa, que eu resolvi experimentar para mudar um pouco. Não me arrependo, percebi que rosa também é uma cor bonita e que posso trabalhar com ela, mas no momento, estou tentando resgatar algumas coisas que ficaram pra trás e o blog acaba refletindo isso, mesmo que na só cor.

Além da cor, tentei fazer algo mais "clean" e mais prático. Aumentei as fontes e a largura do blog, e tirei aquele monte de links do menu. Eu mesma estava ficando confusa com tanta informação, e acho que menos páginas vai facilitar as coisas (mesmo assim ainda tenho que fazer alguns ajustes no menu, keep calm).

Sobre as Categorias


Uma coisa que eu queria falar é sobre as categorias (tags) do blog. Quem usa o blogger sabe que nessa plataforma não é permitido separar os posts por categorias, como no wordpress, e somente podemos usar tags, que servem como etiquetas nos posts. Esse foi um dos motivos que demorei demais a terminar esse layout, e talvez o que mais me queimou neurônios. Isso porque, o blog estava com muitas tags, dos mais variados assuntos (alguns nem atualizavam mais) e eu precisei de tempo (e paciência!) pra organizar tudo. 

O que me tomou tempo e me fez quebrar a cabeça foi o conteúdo literário que estava publicado. Como o blog era exclusivamente literário, eu não precisava separar as coisas em "literatura", porque tudo dizia respeito a literatura, então eu criava uma tag para cada assunto ~literário~ do blog (como capas e lançamentos). Só que eu tinha muuuito conteúdo literário, com muitas séries de posts diferentes e juntar tudo isso em uma tag só ia gerar uma bagunça ainda maior, deixando até mesmo eu que escrevo o blog e sei como ele é, perdida nas profundezas do Tártaro de tags... (sério gente, tinha mais de 300 posts sobre literatura, se somar com as resenhas).

A solução que encontrei foi criar as categorias por contra própria, usando as próprias tags do blogger, separando os assuntos e agrupando outros. As categorias possuem um pequeno traço atrás da palavra, e isso é a única coisa que as diferencia das outras tags. Talvez dê no mesmo pra quem clicar nos links, mas ao menos vai facilitar pra mim na hora de organizar o conteúdo do blog e também vai ficar mais fácil encontrar todos os posts sobre um assunto sem cair em outra dimensão. 

Enfim, temos agora 12 categorias, de diferentes assuntos (incluindo literatura), e estou mais satisfeita e feliz com a nova carinha do blog. Já estou preparando mil coisas para escrever aqui :)

You Might Also Like

11 comentários

  1. Adoro layouts largões e com cor azul, ficou maraaaaa.
    Eu lembro do seu blog literário, fiquei procurando igual uma louca pra encontrar... Não encontrei, ai por acaso entrei aqui pelo KW rs, não sei se lembra de mim, desapareci da blogosfera, mas seu blog era um dos meus favoritos.
    Quero por esse gadget do insta no meu blog, mas reativei meu insta faz pouco tempo, ai tem poucas fotos.
    O layout ficou lindo, e estou muiiiiito feliz por ter encontrado seu blog de novo *-*

    http://a-ftermidnight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!

      Gente, que honra! Muita gente sumiu, mas tem uns poucos que continuam firmes e fortes. Eu tinha sumido, mas agora tô de volta e pretendo não sair mais rsrs'

      O gadget chama INSTANSIVE e ele é muito bom. Eu tava usando um outro que tava meio bugado, mas acho que esse não dá problemas (e é mais fácil de configurar).

      Muito obrigada pelo elogio! FIco feliz que esteja de volta a blogosfera

      Excluir
  2. Eu vim visitar você dias atrás e levei um susto! kkkkk Mas valeu a pena esperar, seu blog está lindo.
    Só estou tendo dificuldades de ler as palavras que estão em links azuis clarinhos. Quando isso acontece, eu seleciono a palavra, mas sua seleção está azul também. Dá uma olhadinha nisso. Talvez para o texto, seria interessante escurecer só um tonzinho do azul.
    No mais, está limpo e muito lindo. Os títulos das laterais ficou um charme com essa aquarela de fundo azul e a fonte dos títulos das postagens ficou super profissional. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo aviso! Realmente, os links estava bem claros mesmo e eu nem reparei que estavam difíceis de ler. A seleção tava normal no meu computador, mas no celular não dava pra ler nada. Já arrumei também. Se tiver mais alguma coisa que não está bom só me falar, é sempre bom ouvir uma segunda opinião.

      Excluir
    2. Marina, ficou ótimo! Agora sim, consigo ler sem dificuldades. Essa onda de blog clarinho tem me deixado desanimada. Eu entro em alguns blogs pra ler e quase não consigo enxergar nada. Tem blog que não está dando pra ler nem as postagens. Entrei em um agora a pouco que os comentários são quase invisíveis de tão claros. Vou ver se eu faço um texto falando sobre isso, porque estou até desanimando de ler alguns blogs. Tá dureza. E nem sempre a gente tem intimidade pra falar pra dona do blog, né?

      Excluir
  3. Conheci o 31 de Março agora, e esse layout é tão simples e aconchegante, amei isso aqui <3
    Beijos,
    Borboletas de Papel
    Blog novo, segue? Sigo de volta ;)

    ResponderExcluir
  4. Você esta bem... pq eu já estou querendo refazer o layout do meu tem uns 2 anos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Eu acho que mudar o layout da uma sensação tão gostosa para nós, uma sensação de renovação, que melhoramos e que vamos melhorar mais ainda!
    Azul é uma cor que sempre quis trabalhar, mas nunca deu muito certo para mim, uma vez tentei fazer um layout assim e saiu todo desarrumado, por isso acho melhor trabalhar com o preto e branco.
    O meu blog tem poucas postagens e assuntos bem variados e é bem fácil dividir as tags.

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente o que eu sinto! Interessante, pra mim preto e branco é mais difícil de trabalhar, já tentei fazer nessas cores e o layout ficou parecendo o padrão do blogger rsrs

      Excluir