Nanowrimo 2015: Keep calm and 50k!

novembro 08, 2015

Nanowrimo


Esse post nada mais é do que um momento de procrastinação. Estou numa parte muito ZZzzzZz da minha história e preferi vir aqui escrever do que encarar as páginas da minha história e o olhar de desaprovação dos meus personagens. Mas do que diabos eu estou falando? Primeiro: eu poderia ter implementado um monte de técnicas de SEO nesse post, transformando ele num "guia definitivo" e mais um monte de coisas, pro meu post ser o mais acessado e ficar nos top 10 do google, mas preferi vir aqui falar um monte de besteiras e deixar o negócio com cara de relato pessoal. É por isso que eu não subo na vida.

Para quem não sabe NaNoWrimo é um desafio que rola na internet todo mês de novembro, onde você, aspirante a escritor (ou não), deve escrever 50 mil palavras no mês inteiro de novembro. O que? Como assim? Isso mesmo que você leu. Escrever. Durante. O. Mês. De. Novembro. Inteiro. O objetivo é largar o "amanhã eu escrevo minha história" e começar a escrever AGORA. E para isso você se cadastra no site, se compromete a escrever cerca de 1700 palavras por dia até bater a meta de 50mil e terminar o mês. Se sua história terminar antes disso, você começa o processo de revisão, se não terminar no fim do mês, você CONTINUA escrevendo. Não vale esperar novembro do ano que vem, beleza?

Participei do Nanowrimo em 2013 (caraca faz 2 anos) com uma história chamada Confinados, e bem... não consegui terminar. Escrevi durante Novembro, mas fiquei bloqueada por uma mudança súbita no enredo, e acabei deixando a história de molho. Não voltei a escrever, como eu sabia na época que aconteceria (mas me recusava a aceitar), mas pretendo terminar a história ainda, um dia. Aprendi naquele Nanowrimo uma lição valiosa: não releia enquanto não estiver pronto. Não importa se você resolveu mudar o início da história, aquela fala daquele personagem, aquela ceninha boba que não vai interferir em nada. NÃO RELEIA! Reler sua história vai trazer a voz da resistência, que por sua vez vai trazer a voz da desistência. E uma lição que aprendi no Nanowrimo desse ano: (na verdade aprendi nesse meio tempo entre 2013 e hoje) anote absolutamente todas as ideias que você tiver, incluindo as que acha idiota e as cenas/situação do enredo que precisam ser corrigidas/modificas, porque, a menos que seja seu caso, nossa memória não é um baú de ideias. Você pode se lembrar da sua ideia maravilhosa daqui a dois dias, mas eu duvido que vai se lembrar dela em todos os detalhes daqui há dois anos.

Esse ano, em meio a um turbilhão de tarefas da faculdade, provas e final de período, resolvi que participaria de novo, mesmo que não desse muito certo. Dia primeiro, sem ter muita noção do que estava fazendo, abri o word e comecei a escrever uma história que planejava escrever há anos, mas que nunca começava por não saber como dar continuidade a ela. Eu tinha a ideia de como ela ia começar, e é só. E, bem, pequei esse tal início e comecei a escrever. Tive algumas surpresas com algumas cenas que acabaram fluindo, mas da cena em que parei para frente, não tenho ideia do que vai acontecer. Estou escrevendo a minha história da mesma forma que estou vivendo a minha vida: sem ter a mínima noção do que estou fazendo. O legal é que tive várias boas surpresas. Tanto na vida quanto na história. Agora deixa eu ir que minha história me espera. E antes que eu esqueça, meu perfil lá é: 



xoxo,
Marina
(sempre quis terminar um post assim)

You Might Also Like

22 comentários

  1. Só escrevo poesia, e minha criatividade não chegaria 50 MIL PALAVRAS rsssssss.
    A unica coisa que já escrevi além de poesia foi uma fanfic yaoi (yaoi <3)
    Vou ler tua história :3

    http://a-ftermidnight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fanfics <3

      Escrever 50 mil palavras de poesia é coisa de Óscar!

      Excluir
  2. Gostei da ideia. Eu escrevo 50 mil palavras fácil, fácil. Minhas defesas devem ter mais que isso...rsrsrs
    O problema é elaborar uma história digna e coerente. Eu tenho uma tendencia de odiar tudo que eu escrevo. Até as coisas que eu posto no blog, eu sempre odeio depois. Se a gente pensar muito, não escreve é nada. :P
    Por exemplo, se eu tivesse a ideia de escrever o senhor dos anéis, jamais publicaria a história. No fim eu pegaria as folhas e pensaria: "então é isso? tudo se resume em um anão atravessando plantações e florestas para destruir um anel, cujo o mal não faz sentido nenhum?" Botaria fogo, tenho certeza.
    Mas sempre tive um desejo secreto de escrever histórias de terror. :)
    Blog Tromba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo! Eu também fico assim, odiando o que eu escrevo. Por isso gosto de iniciativas como a do Nanowrimo, não importa se está bom ou ruim, se está coerente ou não, você só tem que escrever (e às vezes pode sair algo muito bom disso).

      A história do Senhor dos Anéis é realmente só isso, mas o que acontece entre ele destruir o anel e começar a aventura é que conta ;)

      Excluir
  3. Caracaaaaaa, não conhecia o nanowrimo. Adoorei a ideia. Sou péssima com textos grandes, e até mesmo com pequenos. Reflexo da minha preguiça de ler livros quando mais nova.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  4. Eu admiro MUITO quem faz, mas cara, na boa, não tenho estruturas mentais e físicas para fazer isso HSUAHSUAHUS eu ia surtar :)


    <3


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu surto por causa da procrastinação, chega uma hora que começo a achar mais interessante ler a história alheia que escrever a minha, e aí já era

      Excluir
  5. Yeah!! Finalmente descobri do que se tratava! Vi a hashtag no instagram e fiquei me perguntando o que era aquilo. Desejo que consiga completar a tarefa <3

    E sim quero acompanhar sua história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahah que bom que descobriu! Horrível quando lançam algo e a gente fica por fora ^^

      Excluir
  6. Ano passado vi esse projeto e me prometi 'ano que vem começo'
    Chegou esse ano e eu nem lembrava mais dele '0' Obrigada por me lembrar que já perdi 10 dias HSIUHAUISHUIAHSUH
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei o de 2013 com 10 dias de atraso também, incrível como nunca vejo o dia 1 chegar.

      Excluir
  7. Puxa, é bastante sim! Mas quem tem prática vai conseguir :) Boa sorte ^^
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho prática nenhuma, mas a intenção do desafio é criar isso ehehe

      Excluir
  8. Antes de tudo boa sorte!
    Olha, sou tipo vc, sempre faço tudo igual minha vida: ''sem ter a mínima noção do que estou fazendo'' HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia, mas vou escrever crônicas ^^
    Vou tentar né rs

    ResponderExcluir
  10. Oi Marina! ^^
    Esse é meu primeiro ano lá.
    Eu já conheço o projeto faz um tempinho, mas nunca tive coragem de participar. Isso mesmo, coragem, porque ideias tenho várias anotadas.
    Eu escrevi um conto um tempão atrás, acho que foi 2011 e sempre quis das continuidade à ele como uma segunda parte, então porque não escrever essa segunda parte agora e em forma de livro. Comecei do zero com uma história na cabeça e lá vou acompanhando meus personagens na aventura que estão vivendo. Inclusive acabei de publicar dois pequenos trechinhos em um post no meu blog. Não sei se a história vai até 50k, mas vou continuar escrevendo até o fim e ver.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina!

      Já participei duas vezes, mas não consegui terminar nenhuma das duas. Sempre tento buscar um incentivo para a escrita em algum projeto, mas acabo desistindo. Acho que me falta coragem de levar a história adiante, tenho um certo medo de ficar péssima e eu acabar jogando tempo fora... uma bobagem, eu sei.

      Eu li os trechinhos! Amei eles, quando terminar a história, quero ler ela toda <3

      Excluir
  11. Oi, Má!
    Eu comecei o Nanowrimo com uma história nova, mas estava tão envolvida no meu (que já estava escrevendo) que optei por finalizá-lo (e consegui!)
    Ano que vem vem vou de novo na tentativa hahaha

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Soraya! Não consegui finalizar o meu, mas vou continuar tentando!

      Excluir