Recentemente fui convidada pela Samanta, do blog Dose de Estrela, para participar de um projeto fotográfico coletivo, juntamente com a Bruna (blog Escriptopia). Fiquei muito feliz com o convite, adoro fotografar e acho ainda melhor quando feito com outras pessoas.
Para quem não conhece, a ideia é simples (mas maravilhosa), todo dia 6 de cada mês postamos 6 fotografias relacionadas a um tema, que escolhemos entre a gente. O desse mês, pra dar o pontapé inicial, não poderia ser outro: fotografia! E eu resolvi tentar passar em algumas imagens como é fotografar, para mim.
Passei um bom tempo refletindo qual o significado da fotografia na minha vida. Eu não sou profissional, e assim como muita gente, levo a fotografia como hobby. Eu gosto de fotografar e aprender coisas novas sobre câmera, angulo, edição, etc. Eu me divirto aprendendo e me divirto também fotografando, então esse é o primeiro ponto. Fotografar me diverte!
Gosto quando minhas fotografias contam histórias. Essa de cima, escolhi por me trazer boas lembranças. Tirei em um congresso de Psicologia de Juiz de Fora que eu participei da organização. A foto é um prédio visto pelo reflexo da janela de outro prédio. Deu pra perceber?
Além de contar histórias, fotografar, para mim, é capturar detalhes, mostrar coisas invisíveis, que passam despercebido. Parece estranho, mas eu gosto de mostrar e esconder ao mesmo tempo, deixar uma segunda opção, uma outra forma de ver o que está sendo mostrado. Como a foto acima, e também como a foto abaixo:
Fotografar também é brincar com a realidade. Gosto de brincar com a luz e a sombra, com as cores, com o cenário, e até comigo rs. Às vezes saio de trás da câmera para aparecer na frente dela, sair dos bastidores e me tornar protagonista. por que não?
Uso a câmera como uso o lápis, o pincel e a agulha. Tem todo um processo, e eu gosto dele: surge a ideia, como uma centelha, e a ideia vai tomando forma, aos pouquinhos. Não é de uma hora pra outra e não é só apertar um botão: tem os ajustes da câmera, a arrumação do cenário, os objetos ou as pessoas que vão compor o cenário, a iluminação, e o clique! Depois, claro, vem a edição, alguns ajustes nas cores, na sombra, na nitidez... e assim como a linha e a agulha vão dando forma a uma peça, todos esses pequenos passos dão vida a fotografia. Ver o trabalho finalizado é maravilhoso ❤️
Pra finalizar, minha última fotografia de hoje. Gosto dessa fotografia por resumir um pouco do que tentei escrever aqui: o detalhe da flor, a sombra dos galhos nas folhas, as cores, a luz, e é claro, o momento, a história: tirei com meu sobrinho, na roça, um lugar cheio de verde que me transmite muita paz ♡
Gostou do projeto? Não se esqueça de conferir o post da Samanta e da Bruna, no blog delas. E se você também tem blog, pode participar do projeto com a gente! Temos algumas vagas sobrando