Cortando e doando cabelos

dezembro 02, 2015

Cortar_e_doar_cabelo

Sumi, de novo. Precisei de um tempo para terminar o período. Estou de férias agora, e aproveitando para compartilhar novidades. Uma delas é que cortei - e doei - o cabelo! Já tinha um bom tempo que eu estava querendo cortar meu cabelo e doar as pontinhas, mas ainda não sabia ao certo como fazer isso. Também estava com dó de cortar meu cabelo, que já estava quase na cintura, mas deixei essas besteiras de lado e resolvi cortar logo. Quando cortei bateu um desespero de ver meu cabelo curto, mas já me acostumei e estou adorando usar ele assim. A sensação de ter feito algo bom para alguém já valeu qualquer insegurança que me deu no início. 

Cortei 15 centímetros do meu cabelo. Pensei que isso não seria muita coisa, mas quando cortei foi quase meu cabelo todo. Ele estava em camadas e em V, e depois que segurei o rabinho na mão parecia que não tinha nem 5 centímetros. Claro que ele encolheu, por causa dos cachos.


Cortar_e_doar_cabelo

Acho que poucas pessoas aqui sabem que meu cabelo é cacheado. E é, mas na foto ali da barra lateral (que vou trocar logo logo) ele está sem definição e bem curto (como agora). A foto é do ano passado e tirei um pouco depois de cortar o cabelo, ainda não conhecia muitas técnicas para fazê-lo ficar mais definido. Agora aprendi um monte de coisas e ele está beeem mais cacheado ♥

Cortar_e_doar_cabelo

Antes e depois do corte. A foto a esquerda foi tirada alguns meses antes de cortar, de costas para uma janela, o que deixou a iluminação bem melhor. A foto da direita tirei no mesmo dia que cortei o cabelo, e como estava bem escuro, meu cabelo ficou quase preto. Nem parece os mesmos né? A cor dele é castanho escuro, e a luz afeta muito a forma como ele fica, principalmente em fotos. 

Doei o rabinho para a ONG Rapunzel Solidária, que usa as doações para fazer perucas para pacientes em tratamento contra o câncer. Foi muito simples e eu enviei o cabelo pelo correio, de acordo com o código de rastreio, meu cabelo já chegou lá! *--* Aqui embaixo explico com mais detalhes como fazer a doação.

Quero doar também, como faço?

Para quem também está interessado em doar o cabelo, é bem simples. Todos os tipos de cabelo são aceitos, independente se tem ou não química, se é liso, cacheado, se está desidratado, se está em V ou camadas, enfim, todos os tipos mesmo. Antes do corte tem que avisar o cabeleireiro, para que ele prenda a parte a ser cortada com um elástico. O projeto Rapunzel Solidária pede no mínimo 10 centímetros de cabelo, mas o tamanho muda em outros projetos. Vale a pena conferir de acordo com o local que foi doar.

O cabelo deve estar completamente seco para ser enviado, cabelos úmidos podem mofar. Lave o cabelo um dia antes, peça o cabeleireiro para cortar a mexa e depois, se quiser, umedeça o cabelo para finalizar o corte. Na hora de enviar, é só colocar o cabelo dentro de um saco plástico e depois colocar no envelope, para colocar nos correios. 

Vou deixar alguns locais abaixo, de onde vocês podem doar também (algumas informações são do site Chic). 

ONG Cabelegria (Atualmente não aceita doações de cabelo, mas você pode  doar dinheiro) - E-mail: cabelegria@gmail.com

ONG Rapunzel Solidária - E-mail: rapunzelsolidaria@gmail.com Confira aqui como doar para essa ONG.

Banco de Perucas Laço Rosa - Somente em locais credenciados, confira a lista de locais aqui

Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer do Hospital Santa Rita de Cássia - (Temporariamente não estão recebendo doação de cabelos). Data do post: 2/12/15

ONG Cabelaço - Email: cabelaco.rs@gmail.com Confira aqui como doar para essa ONG.

ONG Atitude na Cabeça - E-mail: atitudenacabeca@gmail.com Confira aqui como doar para essa ONG


ONG Fios de Esperança - E-mail: contato@fiosdeesperanca.com.br Confira aqui como doar para essa ONG

Pronto! Esses são os locais que aceitam doações de cabelo que conheço. Se alguém conhecer mais algum que não listei, me avisa que coloco aqui no post. Lembrando que é importante ler as informações de cada site antes de cortar o cabelo para doar, pois cada um aceita as doações de determinada forma e tamanho de cabelo.

Cacheado_Curto
Feliz com meu curtinho ;)

You Might Also Like

17 comentários

  1. Oi, Má!
    Primeiro.. que cabelo lindo é esse? Adorei o novo visual.
    Segundp, como é lindo e nobre seu gesto! Eu gostaria de doar, mas meu cabelo não cresce :(
    Está no mesmo comprimento há meses...kkk
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Soraya!

      Poxa que chato :/ Meu cabelo cresce tão rápido, nem sei como é ter o mesmo comprimento há meses, daqui uns dias já vou poder doar de novo hahah'

      Excluir
  2. Oi! ^^
    Que legal seu gesto! E que lindo seu cabelo, tanto longo quanto curto!
    Talvez daqui um tempo eu doe o meu também porque estou encarando um look bem longo (cabeleireiro está cobrando caro, então só vou cortar de novo quando valer á pena..rsrs..). Quando decidir cortar vai ter bastante cabelo.
    Interessante poder enviar pelo correio. Achei que só dava pra fazer doação presencial.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helaina!

      Faz isso sim, é um gesto lindo e ajuda muita gente! Também pensava que era só presencial, mas acabei descobrindo que pode ser pelo correio, que facilita muito ^-^

      Excluir
  3. Primeiramente parabéns por esse gesto tão lindo! Que cabelo perfeito é esse, você ficou ainda mais linda de cabelos curtos, acho que cortes assim são super modernos! <33 Até favoritei esses links, minha prima está querendo doar as madeixas dela também!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também amo um curtinho, mas só usei ele assim poucas vezes, meu cabelo cresce muito rápido!

      Que ótimo! Se ela tiver alguma dúvida pode falar comigo!

      Excluir
  4. Eu sempre tive cabelo curto porque minh mãe jogava para Iemanjá.
    Hoje em dia tô tentando loucamente mantê-lo grande mas já tô afim de cortar ò_Ó e só de ser uma iniciativa tãaao linda, fiquei com vontade!
    Parabéns pelo gesto!

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Eu sempre tive grande porque minha mãe não deixava eu cortar ahaha'

      Deixa ele crescer! Vale a pena o esforço

      Excluir
  5. Juro que um dia vou ter coragem <3
    É que nunca corto muito taaaambém,rs.Mas daí fico me culpando porque tem tanta gente que precisa né?
    Parabéns pela atitude,rs.

    beeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente quando eu corto, corto bastante. Demoro muito pra ir em salão cortar cabelo

      Excluir
  6. E ah, me manda um e-mail identificando o blog no carolina.hermanas@yahoo.com.br? Eu farei uma coisa bem legal no final do ano e preciso da ajuda dos meus friends blogueiros(as)
    :)

    beeijão <3

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essa iniciativa, e além disso ficou lindo <3
    Já doei também, é muito gratificante :)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Maaari, que atitude mais linda!! Arrasou, sério!
    Sou suspeita para falar pois amo cabelo mais curto hahahaha, mas o resultado ficou lindo! De verdade <3. Quando eu cortar minhas mechinhas, quero fazer a mesma coisa *-*
    Mas agora, cai entre nós, compartilha seus truques para dar definição nos cachos! Hahahahahaha. Já já o meu vai estar cacheado, se Deus quiser, e eu não faço ideia de como lidar kkkk.

    Beijos!
    Clareando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo! Mas é raro usar, tenho preguiça de cortar cabelo xD

      Ahh não é tão difícil, lavo com frequência (mas não todo dia) e faço fitagem, com o tempo ele vai ficando mais definido sem se esforçar tanto. Vou fazer um post explicando com mais detalhes. Força na transição!

      Excluir
  9. Então vou deixar meus cachos crescerem horrores, escolher minha cor favorita e mandar. Acho que um rosa ou roxo seria legal. Agora só vai faltar a paciencia de deixar crescer. pq ja quero cortar

    ResponderExcluir