Meus amigos blogueiros-literários que me desculpem, mas ultimamente tenho visto tantos blogs literários caindo na mesmice, que me pergunto o que ainda faço nessa área. E o mais triste: não consigo achar a resposta para essa pergunta.
Resenhas, lançamentos e promoções são fundamentais em um blog literário, isso é óbvio e todo mundo sabe. O problema é quando o blog passa a postar apenas isso. Fiz uma limpa nos blogs que sigo, uma limpa que sempre faço, e dei unfollow em todos os blogs inativos, pesados demais e que só postavam o mesmo tipo de coisa. Nada pessoal gente, mas nem só de resenhas vive um leitor. Todos os blogs literários cuja página inicial não exibia postagens que fugiam da categoria resenha, lançamento e promoção foram retirados da minha lista de blogs. Deixei os blogs literários que apresentavam algum tipo de variedade (uma tag que fosse!) e aqueles que gosto muito do blogueiro dono do blog.
Já faz tempo que ando decepcionada com a área literária da blogosfera por esse mesmo motivo. Os blogs literários estão cada vez mais parecidos com um monte de postagens escritas por um robô com um único objetivo: parcerias, parcerias, parcerias e parcerias... Não há nenhuma preocupação em agradar o leitor, escrever algo para que nós possamos ler e nos identificar, algo que facilite nossa leitura e desperte nosso interesse em um livro. Muito pelo contrário, as resenhas estão cada vez mais técnicas, profissionais e informais, parecidÃssimas com aquelas que lemos em revistas... mas não estamos lendo revistas. A graça de se ler um blog é justamente essa: ler algo escrito por alguém como eu e você, alguém que vive uma vida parecida com a nossa, que trabalha em um emprego "normal", ou que estuda, ou que perde a paciência com os pais, que sai de casa ou deixa de sair pra ficar lendo, ou que, enfim, vive uma realidade próxima da nossa. Ler uma resenha escrita por alguém que você sabe apenas o nome, ainda que escrita de forma magnÃfica, não a torna interessante. Por outro lado, saber que tal pessoa gosta das mesmas coisas que você, vive em um ambiente parecido com o seu — isso sim torna uma resenha capaz de despertar (ou não!) o interesse de alguém.
E é isso que, acredito eu, nós procuramos: não só resenhas, mas blogs escritos por pessoas comuns, que colocam um pouco de si mesmas em cada palavra que escrevem. Blogueiros que dedicam muito amor e carinho para seus blogs. Blogueiros que vão além das parcerias, buscando o princÃpio de cada blog: compartilhar um pouco de si mesmo.
No DeviantArt não é raro encontrar coisas criativas e artes incrÃveis, principalmente de clássicos da nossa infância, desenhos, jogos e filmes que ninguém se cansava de assistir. Muitos artistas reinventam esses personagens, dando um toque pessoal e mudando completamente o conceito que temos demos personagens. O artista francês Tohad resolveu criar uma versão "badass" desses personagens, e o resultado não poderia ser melhor:
Woody, do Toy Story |
Personagens de "Adventure Time"
|
Yoshi e bebê Mario |
Calvin e Haroldo |
Ariel, a Pequena Sereira |
As meninas super poderosas |
Princesa Peach |
Alice, de Alice no paÃs das maravilhas |
Não deixem de visitar a galeria do artista para destruir sua infância ver mais ilustrações como essas.