Draw this again: Minha experiência com o meme de desenho

janeiro 31, 2017

Draw This Again - meme de desenho
Foto por Miesha Moriniere
Recentemente, na aba de descobertas do meu Instagram, apareceram um monte de imagens de artistas, com desenhos antigos versus uma nova versão deles. Todo mundo tava usando a hashtag #DrawThisAgain (desenho isso novamente), e eu concluí que o tal "Draw this again" era um meme para ver o quanto uma pessoa tinha melhorado em seus desenhos. Vi, achei a ideia super bacana, mas fiquei morrendo de medo de refazer algum desenho meu e não ver diferença nenhuma. 

Eu desenho com uma frequência muito baixa, geralmente tenho "fases" onde me dedico mais a desenhar, e é quando eu faço a maioria dos meus desenhos. Eu não devo chegar a fazer nem doze desenhos por ano, o que não dá nem um por mês. Por causa disso, não só não consigo ver com clareza a evolução dos meus desenhos, como também acabo evoluindo muito pouco, porque parte de um bom desenho vem da prática. 

Apesar de tudo, encontrei recentemente a imagem de uma cartinha de Yu-Gi-Oh (imagem abaixo), que me lembrava de de ter desenhado ela anos atrás, e resolvi que ia fazer o desenho de novo. Nem olhei meu primeiro desenho dela, porque sabia que estava muito ruim, já que estava fora da pasta onde deixo os desenhos que eu gosto. Peguei papel, borracha e meus lápis e fui desenhar, tentando não me cobrar que ficasse perfeito (desenhar e escrever são duas coisas que eu exijo tanto de mim mesma que chega a me dar ansiedade ter que fazer). Quando terminei o desenho a lápis, fui buscar a versão antiga pra ver se tinha dado alguma diferença.

A carta em questão, é essa
Levei um susto! Muita gente que não desenha vai dizer que não sabe desenhar nem boneco palito, e que eu desenho muito bem (são essas pessoas que também falam "me desenha?" como se fosse a coisa mais fácil do universo), mas quem desenha sabe que não dá pra nivelar por baixo dessa forma, e que saber desenhar mais que um boneco palito não é suficiente. A foto dos dois desenhos (a lápis) estão aqui embaixo:

Draw This Again - Meu desenho antigo e o novo:


Draw this again meme
À esquerda, versão antiga. À direita, versão de 2017

Como você pode ver, a diferença entre os dois desenhos é muito grande! O meu primeiro desenho é de cerca de 2009, quando eu tinha uns 14 anos, e eu evoluí muito nesse tempo, mesmo não percebendo. O primeiro desenho não tem nada a ver com a imagem original, e eu me lembro muito bem de ter uma dificuldade imensa em desenhar olhos, e acabei inventando minha própria versão deles. O mesmo com o objeto que a fadinha segura, que por algum motivo desenhei uma flor (aquilo é uma flor) no lugar da borboleta. Não me lembro porque eu desenhei a flor, mas talvez foi porque eu usei uma cartinha de Yu-Gi-Oh real para copiar, e o desenho era muito pequeno nessas cartas. Isso também justifica a falta de detalhes no cabelo, que não devia dar para ver muita coisa. Outro coisa que mudou é que eu passei a firmar mais meu traço, eu desenhava tão fraquinho que chega a ser impressionante que meus desenhos não tenham sumido com o tempo, a primeira versão quase não apareceu na foto, e eu tive que mexer muito na edição para você conseguir ver a imagem que está aí.

Ainda que minha versão atual tenha ficado bem melhor que a primeira, teve muita coisa que me deixou insatisfeita, e que preciso melhorar. Errei a proporção do desenho, e mesmo esboçando antes de começar, deixei sobrar muito espaço embaixo, e faltou espaço para o cabelo, em cima. O corpo da fadinha está muito mais inclinado no original, e esse é o detalhe que eu mais queria ter passado para o papel. Mas eu gostei, apesar de tudo, e sei que essas coisas vem com a prática.

Depois de feito a comparação, fui dormir (fiz a parte a lápis de madrugada), e no outro dia decidi que ia finalizar e colorir. Eu não costumava finalizar meus desenhos na época, deixava tudo a lápis, e ainda não tenho o hábito de fazer isso. Ainda estou praticando essa parte, e às vezes erro o contorno do desenho, distorcendo um pouco a ideia original. Estava morrendo de medo de finalizar e colorir esse, e acabar estragando tudo. Mas resolvi arriscar, já que, se eu nunca praticar, nunca vou conseguir melhorar essa parte. Acabei finalizando com uma caneta que meu pai trouxe pra mim da papelaria, no lugar da nanquim que eu pedi (diz a vendedora que é a mesma coisa, sei), e até gostei do resultado. Gosto de desenhos finalizados com tinta preta, ficam parecendo mais "limpos".

Desenho Finalizado:


Draw this again meme
Finalizado com a caneta que diz a vendedora que é igual Nanquim

Finalizado o contorno, chegou a parte de colorir. Acho interessante ressaltar que é a parte que eu mais detesto, e a que menos tenho prática. Devo ter dois ou três desenhos coloridos, apenas, e todos estão ruins. Tenho também algumas mandalas que colori, e de onde eu tirei a maior prática com isso. Meus lápis são todos velhos, e as cores "diferentes" que eu tenho, aquelas que vem em caixas de mais de 12 cores, são todas do meu sobrinho (surrupiei algumas, tenho certeza que ele não vai precisar). Meu lápis prata é menor que meu mindinho, e eu tive sorte de precisar usar ele somente algumas vezes. Quando terminei de colorir (também esperando que ficasse péssimo), meu pulso estava doendo, mas o resultado me agradou (depois de usar o lápis branco, que salvou o desenho todo):

Desenho Colorido:


Draw this again meme

Ainda tem muita coisa que eu preciso treinar, e preciso também ganhar firmeza nas mãos. Minhas mãos são trêmulas naturalmente, mas nas partes complicadas dos desenhos, elas tremem mais que o normal, porque começo a ficar ansiosa. Não sei se dá pra ver pelas fotos, mas tem alguns traço do desenho que estão trêmulos e borrados. Além disso, eu ainda não consigo "criar". Consigo imaginar uma imagem perfeita na minha cabeça, mas na hora de colocar no papel, o desenho não tem nada a ver com o que imaginei. Isso é muito frustrante.

Draw this again meme
O antes e depois, com a versão finalizada e colorida

Mesmo assim, ver a comparação entre o desenho antigo, de anos atrás, e meu desenho atual, me deixou mais animada para desenhar e praticar mais. Quem sabe, com o tempo, eu não refaça esse mesmo desenho e esse aqui fique parecendo coisa de criança?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Eu desenhava muito quando era nova, tenho vários desenhos lá nos meus 12 anos. Aí lembro que criei o blog e comecei a escrever pra caramba e deixei desenhos de lado.
    Apesar disso, eu AMO colorir. Tenho até livrinho de colorir que pego de tempos em tempos.
    A sua evolução nos dois desenhos são gritantes, e o estilo que você coloriu ficou super ótimo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade!

      Comigo aconteceu algo parecido, eu comecei a me interessar por muitas coisas, e os desenhos acabaram ficando um pouco de lado. Mas eu ainda desenho, às vezes.

      Eu não gosto muito, nunca consigo deixar o colorido do jeito que eu quero, e tenho tão poucas cores que me desanima usar. Mas eu já pensei em comprar esses livrinhos, parece bem relaxante passar o tempo colorindo eles :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Adoro desenhos, gosto muito de desenhar mangá e tal heuehe, estou aprendendo aos poucos mais estou chegando lá ^^

    https://mundo-mikas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Mikah! Já tive uma época que fiquei apaixonada por desenhos realistas, mas mangás e animes são meus xodózinhos (também são os únicos estilos que consigo fazer desenhos decentes haha). Aos poucos a gente chega lá :D

      Excluir
  3. Ohhh! Agora você falou minha língua Marina. O desenho ficou muito bom. Gostei muito da forma como coloriu o cabelo dela, além da própria forma do cabelo que é bem interessante. Você devia investir mais tempo nisso, talento para tal você tem. E com relação a "tremedeira", tenta ficar mais relaxada na hora de desenhar, outra coisa, se você desenhar mais vezes, vai ficar mais segura e menos ansiosa. O medo de errar é que faz as mãos tremerem, mas os maiores artistas são conhecidos não pelos erros que cometem, mas pelos que eles escolhem deixar no desenho. Eu, por exemplo desenho rabiscando, raramento faço traços limpos e precisos com o lápis, mas quando quero mostrar o esboço, limpo e refaço o traço antes de fotografar.

    Outra coisa, sabe qual é o nome dessa caneta que você usou? Talvez eu já tenha utilizado ela.

    Abraços e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus enquanto escrevia esse post fui logo pensando "esse o Mateus vai gostar" hahah' Eu me cobro muito em relação as coisas que eu faço, e isso acaba me deixando ansiosa na hora de fazer. Mas vou tentar praticar mais e relaxar sobre isso, não meu emprego né? rsrs

      Sobre a caneta, é uma caneta de ponta fina preta da Bismark, 0.4. Não vi nenhum post no seu blog sobre ela não, mas talvez você já tenha usado pra testar.

      Abraços e obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
    2. Já vi tudo. kkkkkk

      Quanto mais pratico o desenho e a pintura, menos tenho medo de errar e mesmo quando erro, consigo me virar sem muito stress. Outra coisa que ajuda é o desapego, quando termino o desenho ou a arte final, ou mesmo a pintura de um desenho e não gosto do resultado, lixo e bora para prancheta de desenho novamente. Faz parte, tropeçar, cair e se levantar par ter a chance de desviar ou tropeçar novamente, é a vida.

      Quanto as canetas, achei no blog Meu Tédio, um texto falando sobre elas, depois da uma conferida: http://www.meutedio.com.br/2012/06/sobre-canetas.html

      O importante, é continuar sempre desenhando. kkkk

      Abraços!

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas e pelo link! Vou praticar mais, e ler sobre a caneta que eu tenho ahha

      Excluir