Algumas considerações sobre o projeto 101 coisas em 1001 dias

janeiro 26, 2017

Sobre o projeto 101 coisas em 1001 dias

Comecei meu projeto de 101 coisas em 1001 dias em dezembro de 2014, e já estou no último ano dele. O prazo acaba em setembro, foram poucas as metas que consegui cumprir, e menos ainda as que fiz um post falando sobre elas. Ia começar a falar sobre as metas cumpridas nesse post, mas precisava fazer algumas considerações, que acabaram ficando enormes. Resolvi separar o post e publicar primeiro minhas considerações, para depois começar a falar das metas que já cumpri.

A verdade é que, apesar de achar o desafio muito bacana, e adorar cumprir alguns itens da minha lista, percebi algumas falhas no projeto, que me desanima de querer levá-lo adiante (ou começar outro, depois deste). Não sei se todo mundo que começou esse projeto também sentiu o mesmo, mas para mim, os principais problemas com esse projeto são:

  • O tempo é longo demais; A gente muda demais nesse meio tempo, e certas coisas deixam de ser interessantes ao longo dos 1001 dias. Por exemplo, adicionei "aprender a andar de skate" que parecia interessante na época, mas hoje não tenho vontade nenhuma de aprender e não quero gastar meu tempo com isso. 
  • Você fica ansioso para preencher a lista; Na nossa cabeça, parece que temos milhares de projetos e sonhos para realizar, mas eles não são muitos quando colocados no papel. Principalmente porque os itens da lista devem ser terminados em cerca de três anos, e temos projetos a longo prazo que envolvem mais tempo que isso. Quando criei minha lista em 2014, estava ansiosa para preencher todos os itens, e acabei colocando coisas que não fazem muito sentido ou não que não são muito interessantes de cumprir. Tem itens na minha lista que sinto vergonha alheia de olhar, mas não quero alterar porque não tenho nada para acrescentar no lugar.
  • 101 é um número muito grande de metas; Quanta coisa você pode fazer em três anos? Certamente você pensou "muita coisa". Mas acredite em mim, nem tanta, porque a gente sempre deixa pra depois. Você monta 101 metas e então pensa: "essa não vou começar hoje, vou tentar aquela, que é mais fácil". E não começa nenhuma das duas. O tempo vai passando e algumas metas se tornam inviáveis. Você tem 101 metas para cumprir e se dedica a passo de lesma para cumprir cada uma. Quando cai a ficha, já está na metade do tempo e ainda não cumpriu metade da lista, porque achou que tinha tempo demais para terminar tudo.
  • Algumas metas se tornam inviáveis; Isso é mais o resultado dos dois problemas acima do que uma falha em si. Na afobação de preencher a lista, e por achar que tinha mais tempo do que tinha na realidade, acrescentei itens que se tornariam impossíveis de cumprir caso eu não começasse no início. E não percebi isso. Por exemplo, adicionei ler a lista dos 100 livros que todos deveriam ler, mas para terminar a tempo, eu deveria me dedicar a ler somente os itens da lista, e ainda assim daria mais de 30 livros por ano (em 2014 mesmo eu só li 11, como você pode ver na minha lista de leitura, e não foram livros da lista). Aconteceu o mesmo com outros itens, e mesmo que eu comece agora, não vou conseguir terminar até setembro.

Acredito que uma solução simples para esses problemas seria encurtar o tempo e o número de metas. 50 me parece um número razoável. Talvez 50 metas em 500 dias seja uma ideia melhor que 101 coisas em 1001 dias. Seria mais fácil se concentrar nas metas, e também não precisaria "decorar" a lista e saber o que está nela.

Com  menos tempo e menos metas, seria mais fácil se dedicar a cada uma delas.


Outra coisa que pode ser feita para evitar o que eu citei é ter um prazo para elaborar a lista, como uma semana ou um mês, antes de começar a contagem oficial dos 1001 dias. Assim, dá tempo de pensar em tudo com calma e nenhum item vai aparecer apenas para preencher a lista, não é? Quais outras coisas você vê nesse projeto que eu não citei aqui?

You Might Also Like

10 comentários

  1. Você tocou em um ponto importante: algumas coisas da lista que antes poderiam ser interessantes, hoje já não o são mais. O prazo da minha lista está se esgotando também e estou longe de completar a metade dela. Vários dos motivos você citou aí são a razão de eu não ter chegado perto. Muitas coisas já passaram e não tenho nenhum interesse em realizá-las. Gostei da sugestão de dividir pela metade, menos tempo e menos metas soam mais fáceis! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Sempre que eu vejo uma lista desse projeto em algum blog eu percebo que a pessoa não completou quase nada. Na verdade, nunca vi ninguém terminar ele. Comigo foi por causa dos motivos que citei, mas imagino que aconteça o mesmo com outras pessoas. O projeto leva tempo demais.

      Obrigada pela visita!
      Beijos!!

      Excluir
  2. verdade, eu super concordo com você, nos ficamos com aquela preça de prencher a lista e termina tudo, que colocamos coisa nada ver, ou coisa que não são mais interessantes. Eu ja sei que não vou comprir boa parte daquela lista, e eu tambem achei 101 metas muitas para 1001 dias, porque se eu não consigo comprir minhas metas em um ano, imagina 101 (não estou dizendo que ninguem consiga) mais é muita coisa!!! eu acho que vou refazer com a sua ideia de 50 em 500dias, acho muito mais vantajoso

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tem cada coisa bizarra na minha lista que dá até vergonha de ler! ahhaah' Torço pra ninguém perder tempo em ler tudo hahaha'

      Se eu não conseguir terminar tudo (provável que não), pretendo refazer a lista apenas com itens que me interessa e que são possíveis de completar. Sei com certeza que outra lista de metas eu não vou fazer hahaha'

      Excluir
  3. Eu me senti exatamente assim huahua eu tentei fazer o 1001, mas a frustração foi bem maior huhaua, coloquei várias metas impossíveis, e realmente muitas nem fazem mais sentido. A gente pensa que vai dar pra fazer várias coisas, mas aí está o engano huahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suahusahu' então, acho que todo mundo acaba fazendo isso! O tempo até que é suficiente pra gente fazer tudo, mas a gente sabe que enrola, aí não dá mais uahushaus'

      Excluir
  4. Oi, Marina. Tudo bem?
    Eu imagino a sua frustração. Eu nunca participei de algum projeto parecido, mas, às vezes, faço algumas meta na vida e hoje percebi lendo o seu poste que tem muitas coisas que planejei fazer há cinco anos e ainda não fiz, outras que como para você já nem faz sentido mais. Acredito que criar metas, como no seu projeto, pode ser um incentivo a mais. A ideia é completar a meta, mas acredito que conseguir atingir alguma dela já é um começo, talvez se não tivesse feito o projeto não teria se proposto a fazer nada do que propôs. Se você conseguiu atingir algumas delas já uma grande evolução, pois se não tivesse o projeto talvez não teria feito nada. Acredito que além de diminuir o tempo e o número de metas, talvez seria interessante ter uma flexibilidade para desistir de alguma, pois como você disse a gente muda com o tempo. Depois desse tempo, poderia ter um reflexão sobre o que foi comprido, o que foi deixa de lado. Não sei, foi o que pensei.
    Mas reduzir e fazer as metas com consciência podem ser uma boa solução.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro!

      Eu não sou muito de fazer metas, tirando esse projeto, que já participei dele duas vezes (a primeira vez eu nem tentei terminar minha lista, nesse estou me esforçando mais). Tem algumas metas nesse projeto que ainda quero completar e estou tentando, mas já desencanei das que não dá mais.

      Adorei a ideia da reflexão! Quanto terminar vou pensar no que aconteceu e fazer um post. Obrigada pela ideia!

      Abraço!

      Excluir
  5. Eu já tinha visto esse projeto e realmente, é muita coisa! Nunca comecei justamente pq fico tão ansiosa para colocar coisas na lista que acabo não pensando e coloco coisas inviáveis, como vc mesma disse. Mas é uma boa mesmo diminuir o tempo e ao mesmo tempo as metas! Beijos!

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que acontece com todo mundo uahushau' Talvez eu tente com menos metas e menos tempo, quando terminar este. Vai depender da minha animação em criar outra lista ^-^

      Excluir