101 coisas em 1001 dias: Um pequeno FAQ e minha lista

dezembro 16, 2014

101 coisas em 1001 dias
Em 2012 (uow! faz tanto tempo!) comecei o 101 coisas em 1001 dias, um desses projetos de listas de coisas a se fazer, mas abandonei o coitado antes mesmo de começar de verdade. O projeto, muitos devem conhecer, consiste em criar 101 metas e cumpri-las em 1001 dias, aproximadamente 3 anos. Da primeira vez que me arrisquei nesse projeto, criei uma lista de itens que eu não tinha tanta vontade assim de cumprir ou que eram absurdos demais, como por exemplo aprender um novo idioma. Ok, é até possível, porém completamente improvável que eu conseguiria aprender um novo idioma em 3 anos sem nem mesmo estar estudando um novo idioma. O que de fato aconteceu: eu não aprendi nenhum outro idioma de 2012 pra cá e não comecei nenhuma aula de outro idioma. Enfim, essa lista estava completamente fora da minha realidade e eu abandonei o projeto. 

Hoje, pensando um pouco no assunto, resolvi montar uma nova lista, dessa vez com itens que eu realmente quero cumprir e que sejas possíveis na minha realidade agora. Pode não parecer, mas três anos não é tanto tempo assim, e se você não pode viajar pelo mundo agora, é muito improvável que vá conseguir isso em menos de três anos. Enfim, o que esse projeto tem de diferente e qual a graça de participar dele? Fiz uma espécie de F.A.Q.

1- O que é o projeto 101 coisas em 1001 dias (ou 101 em 1001)?

O projeto é simples: criar uma lista de 101 metas e tentar cumpri-las em 1001 dias. As metas podem ser difíceis ou não, significativas ou não. Todas elas são subjetivas e estão relacionadas aquilo que você quer realizar, mas precisa de um empurrãozinho para isso. As metas também devem ser possíveis de serem cumpridas e devem ser específicas, tendo um parâmetro para saber se você cumpriu a meta ou não. Veja o exemplo de como deve ser uma meta:

101 coisas em 1001 dias

Por que isso é importante? Porque se você colocar uma meta muito vaga, nunca vai saber quando a cumpriu ou vai tentar sabotar a si mesmo de preguiça (ah vai, todo mundo faz isso). Por exemplo, na meta acima, "mais" pode ser qualquer quantidade, assim você pode marcar a meta como cumprida mesmo que esteja bebendo só um copinho d'água por dia. Se seu objetivo for adquirir o hábito de beber bastante água, especificar uma certa quantidade e um tempo limite podem ser suficientes para criar esse hábito. 

2- Como participar?

Para participar é simples: basta fazer uma lista com 101 itens (metas) e tentar cumprir a lista. Não precisa se cadastrar em lugar algum e nem mesmo compartilhar sua lista. Montar uma, seja em um caderno, blog, tumblr, guardanapo, whatever, já é o suficiente. O importante é se movimentar, lutar por aquilo que você sempre quis.

3- Como eu sei quando termina meu prazo?


Para calcular a data de término, é só usar o site Calculator, colocar a data de início (que é o dia, mês e ano que você começou a montar a lista) e acrescentar 1001 dias. De acordo com o site, meu projeto termina em uma Terça-feira, 12 de Setembro de 2017


E para quem quiser me acompanhar nessa jornada, minha lista está nesse link aqui, também vou falar de cada meta cumprida no meu twitter e prometo fazer uma postagem para cada item que riscar da lista aqui no blog. Me deseje força! Ah! E se você participa desse projeto ou de outro como esse, deixe o link nos comentários pra gente trocar uma ideia! 

You Might Also Like

12 comentários

  1. Marina querida que legal, acho esse tipo de projeto muito interessante porque nos ajuda a pensar mais no que precisamos melhorar e no que precisamos dedicar mais tempo.

    Todo início de ano faço uma lista de no máximo dez itens e tento me dedicar ao máximo a cumprir as mesmas; mas confesso que esse ano só consegui focar em algumas, entre elas malhar no mínimo quatro vezes por semana e ter mais atenção na minha alimentação, essas foram as metas que me sai melhor. Apesar de não ter me saído bem em todas as metas fiquei feliz por ter cuidado da minha saúde - aparência.

    No mais desejo sucesso a você nesse projeto de vida e ficarei feliz em acompanhar seu progresso!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca faço essas listas de fim de ano, não criei nenhuma tradição desse tipo, então resolvi arriscar esse ano. Obrigada pelo incentivo ^~^

      Excluir
  2. Já conhecia o projeto, mas nunca me interessei em fazer porque sou péssima em cumprir lista, péssima mesmo. Mas fiquei inspirada pelo seu post, acho que já tá na hora de eu planejar mais minha vida e sair desse improviso sem fim no qual me encontro. Espero que consiga cumprir todas as suas metas! Vou tentar criar minha lista nessas férias, me deseje sorte também ~

    Tem resposta para o seu comentário lá no blog!
    ♥ Rendas e Doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhaushau' também estou (estava) nessa do improviso e resolvi tomar jeito. Se criar me mostra, vou adorar ver a suas metas também ^^

      Excluir
  3. Boa tarde,
    Como esta?
    Todo final de ano faço um balanço e uma lista de metas a cumprir.
    Ta dando certo kkkkk
    Bacana sua iniciativa e este projeto :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  4. Minhas listas ficam em 3 metas por ano. Cansei de fazer listas imensas e depois me senti super mal por não consegui cumprir. Mas eu entendo que esse tipo de desafio é diferente. Acho que podemos colocar pequenas coisas, que a gente sempre fica protelando, por não ser tão urgentes.
    Minhas metas esse ano foram: voltar a estudar pra concursos, fazer curso de inglês, aumentar meu salário e tirar a carteira de habilitação.
    Infelizmente não consegui voltar a estudar pra concurso como eu deveria. Meus estudos ficaram bem a desejar e minha carteira, ainda não tirei. Mas o ano ainda não acabou, né? Quem sabe! kkkkk As outras foram cumpridas e já estou pensando nas metas do ano que vem. Mas acho que será apenas duas dessa vez. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sei que 101 é muita coisa. Tanto que eu já me peguei repetindo itens da lista... Sempre esqueço tudo que já coloquei. Maaasss estou me concentrando em colocar pequenas coisas, dessas que não são urgentes mas que dá pra serem feitas em dois anos, estou considerando que minha situação não vai mudar em NADA nesse tempo (o que provavelmente não vai acontecer, porque a nossa situação muda muito, principalmente pra alguém da minha idade).

      Acho que pra esse ano fica meio dificil suas metas, mas teremos novos 365 dias pela frente :)

      Excluir
  5. Oiee, tudo bem?

    Acho super válido fazermos nossas metas, ainda mais agora que o ano tá começando. Confesso que sempre faço as minhas, mas nem sempre cumpro =P huahuahau preciso adicionar: mais motivação äs minhas metas de 2015 =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suhaushaush' eu também faço muito isso. Mas tem que ter foco se não as metas acabam ficando só no papel

      Excluir
  6. Oi Marina A quanto tempo eu não conseguia visitar os blogs que gosto, o seu está lindo, e adorei sua ideia quem sabe se eu me animar consigo criar uma lista pra mim, até porque 3 anos é um tempo razoável para conseguir realizar algumas coisinhas. Eu sempre fazia listas de fim de ano, e quase nunca conseguia concluir os itens nelas, no ano passado decidi que não faria uma lista para 2014 e deixaria as coisas acontecerem como o destino decidisse! FOI a MELHOR IDEIA QUE TIVE em 3 anos! rsrsr Esse ano tudo que podia acontecer de bom e inusitado aconteceu. A maioria das coisas que sempre sonhei em fazer eu consegui realizar em 2014. Então acho que para 2015 também não vou criar expectativas. Mas a longo prazo vale tentar pensar no que realmente eu quero!
    Beijos! E Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina! ^^
    Vou acompanhar sua jornada, mas prefiro não entrar nessa. A decepção quando não consigo cumprir alguma coisa me deixa muito mais triste do que quando não tenho nenhuma meta a cumprir.
    Beijusss;

    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir