Retrospectiva 2014

dezembro 28, 2014

Retrospectiva 2014
Se tem um post que estou ansiosa para fazer desde muito tempo é esse: não via a hora de começar a reescrever minha retrospectiva, ao mesmo tempo em que queria adiar esse momento. Relembrar é viver, dizem. E agora, me preparando para relembrar 2014, percebo que esse ano foi muito especial, um ano cheio de alegrias, e de sobretudo, mudanças. Mudamos o tempo todo, sem dúvida, mas eu posso dizer que em 2014 mudei muito, muito mais do que eu poderia imaginar. Não foram mudanças sutis, e eu tenho certeza que quem convive comigo percebeu essas mudanças. 

O blog infelizmente, ficou um pouco de lado em 2014. Tivemos poucas postagens se comparado aos outros anos em que estive na blogosfera. Foram ao todo 57 postagens, sendo que a grande maioria foi no início do ano, enquanto ainda estava de férias. A primeira postagem de 2014 foi "personagens literários que deveriam estar presos", e eu estava bastante entediada nesses dias. A minha nota do ENEM tinha acabado de sair e eu estava tentando não me preocupar com isso. Em casa, eu e alguns amigos/família estávamos estudando. Nosso estudo não durou, mas foi divertido. Eu estava lendo Uma questão de confiança, e minha resenha até hoje não foi publicada.

Projetos que comecei (e não terminei, diga-se de passagem):

Escrevendo em 365 dias e Desafio da escrita com imagens; Não levei nenhum deles adiante.


Já em fevereiro, as postagens ficaram bem mais automáticas, robóticas. Isso porque eu estava preocupadíssima com a faculdade, começando as aulas e tudo era muito novo... e cansativo. Acordava 4 da manhã em ponto, porque descia de carona com meu irmão, e isso me fazia acordar 40 minutos mais cedo do que eu precisava acordar (expliquei a questão do meu horário de acordar aqui). 

Começar a faculdade virou minha vida de cabeça para baixo. Eu estava acostumada com uma escola há dois minutos de distância da minha casa, e estudar em um lugar mais longe, com pessoas que não conheço nem me conheciam mudou um pouco meus hábitos. Foi interessante e difícil, porque onde eu moro todo mundo conhece todo mundo, então é raro encontrar alguém que não saiba quem é você ou sua família e não tenha um monte de opiniões pré-formadas sobre sua personalidade. O mesmo vale para a gente: é raro não encontrar alguém que você já não tenha um preconceito, baseado na sua experiência sobre a pessoa ou família dela. Mal de cidade pequena.


Cortei meu cabelo bem curto esse ano, coisa que sempre tive vontade de fazer mas nunca tive coragem. Por ele ser estar curto, não consegui prendê-lo, e acabei me acostumando a usar ele solto. Para quem não sabe, usei quase minha vida toda meu cabelo preso, seja em rabo de cavalo ou em um coque, e só agora é que estou dando liberdade ao probrezinho. Só prendo para tomar banho e mesmo no calor deixo meus fios soltos. Piranhas e buchinhas nunca mais!

E o blog acompanhou as mudanças da minha vida. Comecei a sair mais de casa, coisa que não fazia muito, e junto com isso comecei a expandir meus horizontes, literal e metaforicamente. Fui a lugares que nunca tinha ido, conheci pessoas que nunca imaginei conhecer, e passei a ver as coisas de outras formas. No blog, eu passava por uma crise onde não via tanto sentido na área literária, que era o foco do blog. Queria expandir meus horizontes por aqui da mesma forma que estava fazendo na minha vida. 

Tivemos a copa do mundo e a vergonhosa derrota de 7x1 do Brasil. Eu não assisti jogo nenhum, exceto esse, e a Copa não me marcou tanto. Quase não me lembrava desse detalhe: sim, para mim a copa foi só um detalhe de 2014. Um dia depois da derrota vergonhosa eu me matriculei na auto escola. Um sonho sendo realizado, tirar minha carteira. Fiz meu psicotécnico e eu me lembro como se fosse ontem. O resultado bate com minha personalidade: um pouco tímida, insegura, impulsiva, mas nem um pouco agressiva. Fiquei tão impressionada com o teste que não via a hora de aprender a aplicar xD


O blog mudou para Quase Literalmente no dia 25 de julho. Comecei a participar do projeto Com amor por favor, sem flash e fiz uma postagem sobre isso. O tempo voou a partir daí. Minhas férias acabaram, ninguém mais lembrava da Copa do Mundo, terminei meu curso teórico na auto escola e comecei as aulas de rua. Um novo período estava começando e eu já tinha me adaptado completamente a faculdade: aquele lugar virou minha segunda casa, e embora meus horários continuassem os mesmos, eu não ficava tão cansada ao levantar tão cedo. Mas ainda assim, bem no final do período vi minha rotina virar de cabeça para baixo de novo: milhões de trabalhos para fazer e centenas de provas para estudar. Passei em tudo, graças a Deus, e agora estou descansando para o próximo período, que promete ser bem puxado. Também estou descansando para o próximo exame de direção, vou tentar pela terceira vez e só em janeiro. Espero passar dessa vez (me desejem sorte!).

E agora, com esse clima delicioso de fim de ano, Natal e tudo mais, enquanto relembro 2014 e planejo 2015, penso que 2015 vai ter que se esforçar muito para superar esse ano, e eu espero que ele consiga trazer muito mais felicidade e realizações que 2014 trouxe, para todos nós!

Bônus: Postagens que me marcaram em 2014 (amei escrevê-las)

  • Quando passei por ti já não era mais a mesma: Escrevi pensando nas pessoas que você não conhece, não conversa, mas que de alguma forma mudam você. Motoristas de ônibus, porteiros, caixas, todas essas pessoas que você não conhece mas que mudam sua maneira de pensar. 
  • Das coisas que se aprende em uma auto escola: pessoas sempre se vão: O texto é auto explicativo. Veio da minha mania de tirar reflexões de tudo. Já estou planejando fazer a parte 2, referente as aulas de rua. Foi um dos textos que mais gostei de escrever esse ano.
  • Apenas palavras: Onde eu falei um pouco sobre minha rotina. Gosto de reler e ver como estava empolgada com tudo :)
  • Tag: 90 coisas sobre mim: Outra que é divertida de ler. Bom pra saber o que estava fazendo em maio.
  • A lama: Um conto (enorme) que escrevi pensando na depressão. Nem todo mundo interpretou dessa forma, gostei de ver o que a lama era para cada um.
  • "Make good art": Discurso de Neil Gaiman para os formandos da University of the Arts: Um vídeo que me apaixonei desde o primeiro momento que vi. Não poderia deixar de compartilhar com vocês ♥

You Might Also Like

10 comentários

  1. Amei sua retrospectiva,foi bem criativa e eu aproveitei pra ver posts que nem tinha visto.
    Beijos
    Ariih|| diario-de-uma-adolencencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marina que bom poder acompanhar sua retrospectiva. Farei a minha pessoal amanhã, mas a literária fui fazendo aos poucos, ao longo do mês, lá no blog. Desejo um 2015 maravilhoso para todos nós!!! Beijinhos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a retrospectiva! Não acompanhei o blog desde o começo do ano mas gostei de ver os posts antigos. Gostei do conto da lama, muito bem escrito :3

    ~September Rains

    ResponderExcluir
  4. Que lindo *_*
    espero que seu 2015 seja tão bom quanto 2014..

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina :D eu pulei a postagem "A Praga" por causa do aviso, sou muito medrosa hahahaha! Prefiro evitar, eu gosto de dormir...

    Você deu muito duro no ano passado!! Realmente, acordar cedo assim e manter o foco nos estudos, parabéns pela sua determinação! Eu espero que esse ano consiga relaxar e ter bastante ânimo para fazer todas as suas atividades.

    "é raro não encontrar alguém que você já não tenha um preconceito, baseado na sua experiência sobre a pessoa ou família dela. Mal de cidade pequena.", sei como é. Nasci em cidade pequena e passei por isso, sei que não é mole...

    Você já passou no outro exame? Muuuito boa sorte! Fique calma, vai dar certo ;)

    Bom passar por aqui. Tenha um bom ano em 2015! Lembre que podemos fazer do nosso ano o que quisermos, é só darmos o nosso melhor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha tudo bem Bruna! Avisei por isso mesmo.

      Ui nem me fale em acordar cedo, fico cansada só de pensar! Estou aproveitando as férias e descansando bastante.

      Não, não passei =/ Mas vou passar no próximo, certeza!

      Excluir