Mudanças sutis e o que eu espero para o blog em 2017

janeiro 17, 2017

Foto por: castleguard
Já tem um tempo estou tentando diminuir o excesso de coisas e levar uma vida mais simples e funcional. O que significa que estou não só desapegando de coisas físicas (como roupas, sapatos e livros), mas também de coisas virtuais, emocionais, psicológicas, enfim... desapegando de tudo. A ideia é focar no essencial, e como sempre acontece, isso se reflete no blog também. Fiz algumas mudanças sutis por aqui e gostaria de falar um pouco sobre elas.

Mudanças no menu e no cabeçalho

A primeira mudança foi há algumas semanas, no cabeçalho do blog. Reduzi o subtítulo e mudei a fonte para uma mais simples, sem serifa. Sei que não trago muita coisa relacionada a "criatividade" para cá, e que o elevador pitch perfeito para o blog seria "literatura e uns desabafos aí", mas ainda estou revendo e organizando essa parte.

Outra mudança diz respeito ao menu. Finalmente consegui centralizar o negócio (estava alterando o código errado), e reduzi os links que estavam nele. A gente pensa que fala sobre tudo no blog, mas a maior parte das categorias não são atualizadas e tem apenas um ou dois posts. Achei melhor tirar os links e deixar o acesso a eles pela lista de tags na barra lateral, já que são poucos posts e a maioria é bem antigo. Já agendei uma mudança nas tags também, é claro. 

Mudanças e o que eu espero do blog
Ficou ou não muito mais harmônico?

Sem link para meu perfil pessoal do Facebook

Depois de pensar muito a respeito do assunto, finalmente decidi tirar o link do meu perfill do Facebook da barra lateral do blog. Não é porque sou chata em relação a aceitar quem não se conhece, mas é porque eu não uso o Facebook, e por causa disso, acabo não vendo muitas mensagens que as pessoas me deixam, ou vendo só quando já está um pouco tarde para responder. Todas as minhas conversas no Facebook começam com "desculpa a demora pra responder" e achei melhor tirar o link dali e evitar esse tipo de coisa. 

Não só o blog tem uma página de contato, como o Twitter, Instagram, Skoob, Pinterest, We♥It e Tumblr possuem uma opção de chat, logo existem vários meios de falar comigo, e todos eles eu verifico as mensagens com frequência. Como eu não uso o Face pra postar, curtir ou compartilhar coisas, não faz nenhum sentido me adicionar (só não excluo por causa dos grupos). Em resumo, não quero mais esquentar a cabeça com mensagem antiga no Facebook.

Facebook por We♥It


Adicionei o link para meu perfil do We♥It

Como tirei o perfil do Facebook, precisava acrescentar um outro ícone no lugar, e preferi adicionar o We♥It. Voltei a usar essa rede nas últimas semanas por ser legal para encontrar inspiração para fotos, e como eu sempre brinco que pra me conhecer é melhor entrar no meu We♥It do que no Facebook, achei conveniente fazer a troca. O We♥It ficou um pouco obsoleto por causa do Pinterest, mas eu ainda gosto do site por ser apenas um lugar onde você coleciona imagens bonitas. 

WeHeartIt


Rodapé mais simples

Tirei os Gadgets que estavam no rodapé e deixei apenas as fotos do Instagram. Eu sei que a gente deve facilitar pro leitor e deixar as coisas acessíveis, mas não via sentido nos Gadgets que estavam ali. Um era um aviso sobre o uso de cookies, que o Google tornou obrigatório (esse aviso já aparece quando você entra no blog pela primeira vez), o outro era do NetWorkedBlogs (alguém usa isso?) e o terceiro era do Pinterest (que já está na barra lateral). Não sei vocês, mas quando eu entro num blog e gosto da blogueira, eu abro todas as redes sociais dela que eu tenho perfil, dou uma olhada, e se gostar, sigo. Se o leitor tiver interesse, não vai ser um gadget que vai impedir isso.


Também fiz algumas outras mudanças mas que não vou citar. A minha preocupação no momento é se as fontes estão legíveis, se as cores não estão cegando ninguém e se está fácil navegar pelo blog. Pretendo fazer uma pesquisa de verdade sobre isso também hehe

O que eu espero para o blog em 2017

Manter o blog

A primeira coisa e a mais óbvia é que eu quero manter o blog em 2017. Realmente manter, e não apenas empurrar com a barriga com posts em rascunho, até chegar o período de férias. A faculdade me transforma num zumbi, e o único lazer que tenho vontade de fazer no período letivo é deitar e assistir séries (ou ficar rolando o feed do Instagram). A meta é escrever pelo menos um post por semana, e quando estiver mais folgada, dois. Conheço meus limites, e sei que mais do que isso não dá. Um post por semana é o suficiente, dentro das circunstâncias.

Ler mais mulheres (e postar mais sobre livros)

Esse ano estou aderindo a ideia de ler mais mulheres. Mesmo sem querer, os livros que tenho na minha estante são em maioria escritos por homens, e eu quero mudar isso. Quero começar com as escritoras independentes que conheço e tenho o livro, mas ainda não li, e então expandir para outros livros. Aliás, alguém quer indicar uma escritora? Estou fazendo uma listinha de indicações. Pretendo também postar sobre os livros, independente do assunto dele (geralmente só falo sobre livros de literatura, mas quero abrir uma exceção para esse projeto).

Fazer muitas amizades!

A parte mais legal de ter um blog é conhecer gente diferente e trocar ideias, mas isso acaba ficando um pouco de lado quando você está ausente. Quero muito mudar isso e ser mais ativa na blogosfera, não só postando, mas conversando com as pessoas e visitando o blog delas também. 


O post acabou ficando enorme! E olha que tentei reduzir bastante coisa. Mas é isso. Espero que essas mudanças tornem a leitura do blog mais prazerosa e fácil, e que eu também fique motivada a postar aqui ♥ Alguém tem alguma sugestão de algo que poderia ser mudado? Estou sempre aberta a ouvir opiniões :)

You Might Also Like

6 comentários

  1. Gostei muito do seu Post Marina. Faz séculos que estou tentando modificar a aparência dos blogs, contudo, como em casa de ferreiro espeto é de madeira, eu não fiz nada para não quebrar o ditado.

    Que esse 2017 seja bom para todos nós. Desapegar é muito bom, de vez em quando faço isso e dou uma limpeza no meu quarto que assusta (fico imaginando as fuligens correndo do sol - a Hayao Miyazaki). Não aguento o povo falando, vai jogar esse caderno fora, era da 1ª série? Poxa, já estou quase na casa dos trinta e ainda preciso ficar guardando esse tipo de coisa?

    Eu também me desapeguei do blog um pouco, para não desistir, estava me cobrando muito, como se fosse um emprego ou algo que salvasse vidas. kkkk Que osso!

    Agora estou mais de boa, estou tentando trazer novidade para os dois sempre, mas sem cobranças. Resolvi dividir o conteúdo que produzo, para direcionar o público e sempre ter o que estudar, sem ficar com vergonha de falar de coisas que gosto em um site de referência para o meu portfólio, por exemplo. Agora se não der para fazer nada, paciência! Estou com muito pouco tempo para fazer qualquer coisa.

    Abraços!!!

    PS.: As fotos do Insta estão muito bonitas, sério. Outra coisa, odiei essa mudança do blogger, ela escondeu os blogs que seguimos e as vezes, na correria, eu nem lembro de clicar na aba para ver as novidades. ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahaha acontece! Você mesmo pode fazer o banner/logo do seu blog, mas eu sei como é quando a gente mesmo tem que fazer as coisas. Eu fico só enrolando quando tenho que modificar algo por aqui também.

      Eu não tenho material escolar nenhum dos meus tempos de escola. Jogo até os da faculdade no lixo. Sou bem realista, raramente volto naquelas coisas e sei que só vão ocupar espaço, mas em relação a brinquedos antigos... é difícil desapegar, porque me trazem boas lembranças, aí já viu né?

      QUando a gente se cobra muito acaba colocando um peso na hora de postar, aí fica mais interessante jogar paciência do que escrever para o blog. Mas não deixa essas cobranças te desanimarem não, blogar é pra ser divertido :D

      Eu gostava da outra versão porque sempre via quando tinha comentários pra moderar. Agora esqueço e os comentários esperando moderação ficam esperando pra serem publicados. Sem contar que ter que ir lá na lista não é nada prático.

      Excluir
  2. Eu pensei que já tinha comentado nessa publicação, socorro..
    Eu adorei as mudanças sutis que teve por aqui.
    Também não dei o link do meu perfil pessoal do facebbok pelo mesmo motivo. Posto muito pelo celular e não consigo dar conta das notificações.

    E que neste ano vc consiga realizar todos os seus objetivos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em notificações, são elas que sempre me distraem quando estou fazendo alguma coisa. A luzinha do celular começa a piscar, aí vou ver o que é, e de repente já passou meia hora que estou em alguma rede social, só de bobeira.

      Que esse ano seja produtivo pra todas nós <3

      Excluir
  3. Gostei das mudanças e te entendo totalmente. Eu vivo mudando os detalhes do meu blog, reflexo das mudanças da minha vida, hehe.
    Que seja um ano bom, que consigamos cumprir nossas metas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba que nosso blog vira um reflexo do que a gente tá passando <3

      Excluir