Recentemente na minha situação desesperadora de morar fora pela primeira vez, pensar em como fazer comida pela primeira vez e ter de me virar sem minha mãe pela primeira vez, me peguei pensando em um vÃdeo que vi há bastante tempo, e que só compartilhei com um amigo. Mudanças não são fáceis. Não importa se você está mudando de casa, de emprego ou de curso, se está apenas ficando fora durante a semana como eu, ou se está terminando um relacionamento ou até mesmo começando um, mudanças são sempre complicadas. E eu estou sentindo isso na pele ultimamente. Sinto muita falta de casa, sinto muita falta de blogar, sinto muita falta de conversar com algumas pessoas, sinto muita falta de navegar pela internet. Um amigo me disse "você agora é como o Bilbo Bolseiro, está vivendo uma aventura!". E foi aà que comecei a pensar novamente no tal vÃdeo.
Eu estou relendo O Hobbit, assistindo Supernatural, The Flash e Arrow (prometo post no futuro), e essas séries (e livro), apesar de diferentes, tem muito em comum. Todas elas se tratam de aventuras, de gente que teve coragem de sair da zona de conforto, de lutar por aquilo que acredita e correr atrás dos seus objetivos. É, eu sei que o Bilbo foi forçado no inÃcio, mas ele resolve ir por conta própria. Enfim, Bilbo, Sam, Dean, Barry e Oliver são heróis, e bom, eu acredito que ninguém nasce herói. É aà que entra o vÃdeo que falei no inÃcio, chamado "What Makes a Hero?". Quem gosta muito de histórias já deve ter ouvido falar na Jornada do Herói, ou o monomito, de Joseph Campbell. Mesmo ouvindo falar, vale a pena assistir o vÃdeo:
Não se esqueça de ativar as legendas
Sempre que estou passando por uma situação complicada eu penso nesse vÃdeo. E aà eu repito para mim mesma "você está vivendo uma aventura, supere seus medos, vença os obstáculos e reivindique sua recompensa". E então eu penso nas histórias que li, que assisti e ouvi e isso me dá forças para seguir em frente. Sei que parece meio bobo, mas geralmente funciona.
Funciona principalmente porque aconteceu da forma que o vÃdeo sugere: eu estava em casa, na minha zona de conforto chamada ensino médio, de repente recebi o convite para um mundo desconhecido e novo, chamado "parabéns, você passou no vestibular", recebi ajuda do meu pai com a matrÃcula e as despesas, enfrentei várias provações, vou continuar enfrentando e (espero) vou conseguir minha recompensa no futuro, que é meu diploma. A experiência já me mudou e vai me mudar para sempre, e novas aventuras virão. Assim como já começaram a vir. Sair de casa, minha zona de conforto master, é uma delas. E mesmo usando a internet somente nos fins de semana e ficando perdida quando entorno algo no chão, vou prosseguir com minha aventura.
Na caverna em que você tem medo de entrar está o tesouro que você busca"