A importância dos livros

outubro 22, 2012

Oi pessoal!! Navegando novamente pelo minilua, encontrei uma matéria muito interessante sobre livros.
O texto é do Wagner Cezário, e ele nos fala sobre os benefícios da leitura (que todo mundo aqui já conhece né rs). Em algumas partes eu dei pitaco, que está de vermelho.


Conhecimento
Esse benefício, sem dúvida, é o primeiro a ser adquirido ao se ler um livro. Independente do tema, certamente não só ajudará a expandir nosso vocabulário, mas também aumentar a profundidade sobre determinado assunto.
Várias vezes um livro que li me ajudou em alguma matéria escolar. Sem contar que a interpretação de texto fica bem mais fácil quando se está acostumado a ler.

Imaginação


Ao ler algo, você começa a criar possíveis cenas sobre o tema narrado, levando nossa mente para outros mundos, ajudando posteriormente na criação das suas próprias histórias.
E de leitor você passa a escritor.

Foco e Concentração
Durante a leitura de algum livro em que você era obrigado a ler (ou ainda é) na escola, certamente deve não ter prestado atenção em certas partes desse livro.
No pior dos casos, teria que ler a mesma coisa de novo. Se estiver sempre focado e "ligado a história", estará fortalecendo a memória, assim como ficará calmo, facilitando o entendimento da mesma.

Acabando com o tédio
"Nada de bom passando na TV"; "nada para fazer na internet"; "enjoei dos meus jogos"... Típicas frases de pessoas entediadas. Então por que não ler um livro? Durante a leitura, não será tempo perdido, mas sim tempo aproveitado.
Não só vai aproveitar seu tempo, mas vai se divertir muito mais do que vendo televisão :)

Diversão
Histórias divertidas e engraçadas fazem-nos querer interagir com ela. Dar risadas e cada vez mais querer chegar ao fim da leitura, de vez em quando ficando com um "gostinho de quero mais".
E aquela sensação de felicidade e tristeza por ter acabado aquela história maravilhosa... Só quem lê sabe como é.

Conclusões:
A sensação ao completar um livro é simplesmente fascinante. Podemos não concordar com o final da história e a partir daí começamos a palpitar qual seria o melhor fim para o personagem principal, para o vilão, para a mocinha...
Sinal de que você se envolveu com a história do início ao fim e conseguiu se colocar no lugar de cada personagem. Para ser mais exato, acaba conseguindo outros benefícios além de alguns citados como, por exemplo, a habilidade o que o torna mais inteligente.
Vale lembrar também que livros são excelentes na luta contra a depressão, alivia nossas tensões e preocupações, assim como aumenta nossa autoconfiança.
Então se você não é acostumado a ler, nunca é tarde para começar. Inicie por um tema que mais goste. Aventura, romance, suspense, terror. Não importa desde que a leitura lhe faça bem. Interaja com a história e sempre busque mais.

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores." (Charles W. Elliot)





You Might Also Like

29 comentários

  1. Que legal!!! Tem muita coisa ai que eu sabia mas também aprendi algo, adorei essa postagem!!!

    ResponderExcluir
  2. "Não só vai aproveitar seu tempo, mas vai se divertir muito mais do que vendo televisão."

    Concordoooo!!! Kkkkk. E ainda economiza energia elétrica com a TV desligada... :D

    Um Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente hoje parece que as pessoas desconhecem o valor de um bom livro e como ele pode ser excitante e instigante, além de aguçar nossos sentidos e ideias *-*

    to conhecendo teu blog agora, curti ^^


    Hey adoraria que tu me seguisse de volta e lesse meu último post em especial e deixasse um comment.



    Brigadão

    ResponderExcluir
  4. Boa noite :)
    Concordo com tudo principalmente a parte da imaginação *---*

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina! O post é super inteligente e fala a pura verdade, ler traz muitos benefícios e é também um grande passatempo, e muito melhor que TV, com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Eu já disse que amo suas postagens, se não disse vou dizer agora, eu amo suas postagens.
    Eu acho tão fascinante ler, sabe, vc se teletransporta para lugares inimagináveis, vive a história, pelo menos eu sou assim.
    Concordo plenamente que livros no deixam com mais inteligencia, eu por exemplo, quando menor era ruim de interpretação, hoje não, se torna muito mais fácil. E eu achava que só era eu que preferia ler ao invés de ver TV.

    Kissus :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^-^

      Eu também sou assim, fico vivendo a história.

      uhsuahsuahus eu também prefiro ler

      Excluir
  7. Eu gosto muito de livros, adorei a postagem

    Tem uma tag pra você

    http://diariodacarol1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá que legal essa matéria, ler é tudo de bom e ajuda muito na criatividade o que eu mais gosto de fazer depois de ler é criar outro final pro livro rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  9. gostei muito
    isso é verdade, de leitor vc passa a escritor.
    engraçado como hoje em dia alguns adolescente falam que ler é coisa de gente velha D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é mesmo, a maioria fala isso. Eles não sabem o que estão perdendo ^^

      Excluir
  10. Leitura é tão bom q me sinto ofendido quando alguém diz q é coisa de gente nerd e q não curte a vida. Quem foi o doido q estabeleceu essa idéia?
    Livros é tão surpreendentes q nos torna pessoas melhores sem a gente perceber, assim como cria novas amizades.
    É tão bom estar ao lado de um desconhecido e começarem a falar de um livro. É a melhor coisa do mundo. A gente conversa e troca opiniões e disso... Bum... Se cria uma amizade sincera e verdadeira.
    Amei a postagem Marina-chan. Bjs!!! *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa também me sinto assim, essas pessoas falam que é coisa de nerd e talz porque nunca leram um livro, li elas lessem pelo menos um, iam ficar viciadas.

      Também gosto, e geralmente a amizade dura muito tempo.

      Bjs!

      Excluir
  11. "Não só vai aproveitar seu tempo, mas vai se divertir muito mais do que vendo televisão."

    essa é a mais absoluta certeza de todas!!!

    engraçado, me tornei uma leitora há pouco tempo, sabe!
    no colégio nunca, eu disse NUNCA li um livro sequer! sabe aquelas escolas em que nem os professores leem??? pois é, venho dessas rs
    um belo dia ganhei um livro de presente de aniversário, depois outros no natal e desde o primeiro não parei mais, comecei a comprar e comprar e comprar.. hoje não vivo sem eles! <3

    é um vício mais que saudável =]

    adorei o post! e vou conhecer o minilua. ^^

    beijos, beijos!

    ps. Leia Maurício Gomyde! pra quem gosta de um bom romance, vale realmente a pena! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é essas escolas. É tão bom quando a gente começa na leitura, aposto que ainda lembra qual o livro que te trouxe pra esse mundo ^^

      Já são dois autores que tenho que conhecer, o Mauricio e o Sparks ^^

      Excluir
  12. A leitura é muito importante em nossas vidas, assim como tudo que você disse. A gente fica com um vocabulário muito melhor, dentre várias outras coisas.
    Só que as pessoas são preconceituosas, principalmente adolsecentes! Ninguém na minha sala gosta de ler... e eu sou a única que quando a ed. Física é em sala por que está chovendo, me divirto lento uma boa história...
    Malikisses Xx

    Meu Jardim secreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, na minha sala só tem eu que gosta de ler. Fora os que diz que ler é coisa de menina mesmo :O

      Toda Ed. Física eu fico dentro de sala lendo, o professor nem fala mais nada comigo ^^

      Excluir
  13. Muitas vezes são os livros que me fazem esquecer alguns problemas, depois que comecei a ler tenho maior facilidade na matéria de português e além disso não tenho mais essa desculpa de "não tenho nada pra fazer" kk :p

    ResponderExcluir
  14. Adoreeeei o texto, Marina (só vi agora O.o)
    E principalmente seus 'pitacos' hehe

    Concordo com tudo! A leitura apenas faz bem pra gente - às vezes não para o nosso bolso, né.... hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Amei o post! Achei super interessante o ponto de vista do autor e adorei os seus "pitacos", complementaram!

    ResponderExcluir