Livros que falam de blogs

outubro 12, 2012

É muito comum a gente encontrar blogs que falem de livros, e livros que falam livro não fala de blogs, será que existe? Esses dias fiquei pensando muito nesse assunto e comecei a procurar livros sobre blogs, mas não com dicas ou algo do tipo, mas com uma história que girasse em torno de um blog. 
Encontrei alguns com esse tema, alguns parecem bem bobos e outros até interessante. Vamos ver:


Título: Blog da Ritoca: Amizades e paqueras
Autora: Ana Paula Corraadini
Ano: 2006
Páginas: 80
Sinopse: Na voz da Ritoca, uma adolescente que acabou de completar 14 anos, a narrativa do livro de Ana Paula Corradini é construída em formato de blog (diário eletrônico). Com interferência de outras linguagens eletrônicas, como MSN, torpedo, e-mails e Orkut, outras vozes participam da narrativa, apresentando todos os tipos de adolescentes, que compartilham conflitos, descobertas e dúvidas dessa fase.



Título: O amor nos tempos do blog
Autor: Vinicius Campos
Ano: 2012
Páginas: 96
Sinopse: Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou. Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado. É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.

Título: O blog da Marina
Autora: Janaina Vieira
Ano: 2009
Páginas: 72
Sinopse: A velocidade com que os computadores evoluem é impressionante, mas a juventude não fica atrás... Pelo menos essa é a opinião da mãe de Marina. Aquela filhinha amorosa e boa aluna não existe mais; a internet é agora o único lugar onde se pode encontrar Marina. Pelos caminhos da web, ela reúne seus amigos e, através do seu blog – seu diário eletrônico, desvenda os segredos de sua paixão por Alexandre. A distância entre mãe e filha só pode ser contornada com muita paciência, carinho e reflexão.

Título: Minha Vida Indecisa - Você Colocaria o Seu Destino Nas Mãos Dos Leitores do Seu Blog?
Autora: Jessica Brody
Ano: 2012
Páginas: 240
Sinopse: Meu nome é Brooklyn Pierce, tenho 15 anos e tenho um problema sério com “decisões”. Sério, eu não consigo nem me lembrar da última boa decisão que eu tomei na vida, mas me lembro de um monte de péssimas escolhas que eu fiz. Incluindo aquela festa que eu resolvi dar quando meus pais estavam viajando, aquela em que eu acidentalmente coloquei fogo em nossa casa. É este não foi um dia legal... Mas olha só, acabei tendo uma ideia: criei um blog. Nele, os leitores podem tomar minhas decisões por mim. Sim, é isso mesmo, eu desisti, joguei a toalha. Agora, deixo que uma outra pessoa decida que livro eu vou ler pras aulas de inglês, ou se eu devo ou não aceitar o convite para participar do grupo de debates, o convite que recebi daquele carinha bonitinho-mas-estranho que me salvou de morrer engasgada na cafeteria (nota mental: mastigar o melão antes de engolir). Eu deixo até que outra pessoa decida com quem eu devo sair! Bem, acontece que algumas coisas na vida não dependem das escolhas que você faz (ou que fazem por você), e o amor é uma delas. E agora tudo parece pior que antes... Mas você não precisa acreditar em mim. Leia o livro e decida por si mesmo. Você vai rir, chorar, gritar de agonia. Ou talvez só eu seja assim. Afinal de contas, esta é a minha vida!


Esses quatro livros foram os que me chamaram mais a atenção. Parece que o tema "blog" ainda não foi muito explorado pelos escritores. A maioria dos livros, pelo que eu li, é voltado para adolescentes, e quase todos tem poucas páginas. Então, se você está pensando em escrever um livro, e não tem ideia do tema, que tal escrever algo que envolve um blog? 

Só pra saber, o terceiro livro não tem nada a ver comigo xD


Feliz dia das crianças para vocês!!!!


You Might Also Like

30 comentários

  1. OH MY GOD, preciso ler Minha Vida Indecisa, parece ser muito bom. Vou comprar IMEDIATAMENTE.
    Gostei muito de todos mas o Minha Vida Indecisa me chamou mais atenção.

    ResponderExcluir
  2. esse ultimo eu estou doida pra ler viu.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do Minha Vida Indecisa, ela deve ser bem estabanada como eu haha ><
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Não sabia que existia livros envolvendo blog.
    Acho q vou escrever um livro sobre esse tema.
    As capas não são lá tão atraentes, mas é o conteudo q é importante.
    Obrigado pela dica Marina-chan. Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, se precisar de um leitor eu estou aqui ^^

      Não se pode julgar pela capa né xD

      Excluir
  5. Aaah que legal !
    O blog da Marina parecer legal !

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde :)
    Livros que falam de blogs...ta ai algo que nunca li :O
    E ai como foi o dia das crianças?
    Ganhou presentes? >.< kkkkkk

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  7. Gostei mais do "O Blog da Marina"
    Eu tava lendo esse post lá no painel do blog, aí me esqueci de vr comentar.
    #SouBobo

    Acho legal essa interação de histórias em livros com blogs da internet.
    Seria legal se a rede socil de determinada história existise.
    Ou se determinado escritor fazer um livro e criar um blog, para a cada volume você possa interagir mais com as pessoas que gostaram e talves com os próprios personagens.

    Mas todos esse livros que você listou tem romance, gostaria mais se fosse terror, quem sabe.
    Mas tirando isso gostei das dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk acontece ^^

      Também acho bem legal, já até vi alguns blogs de livros, mas acho que não é oficial.

      Também gosto mais de terror ou outros temas, mas só encontrei romances mesmo ^^

      Excluir
  8. Legal, sei lé, mas acho que teria que ter muita criatividade para fazer livros com esse assunto, sério! o.õ
    hehe, estou de volta! ^^
    Malikisses Xx

    ~Meu jardim Secreto --[Entre pelo perfil]--

    ResponderExcluir
  9. Uau , minha vida indecisa parece ser super legal '0'
    amei a postagem , super criativa ! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  10. Hello Marina!!
    Adorei sua ideia, haha.
    Realmente os blogs são pouco explorados em livros. Me interessei pelos dois últimos, os outros pareceram meio bobos mesmo,rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a ler esse o blog da marina quando vi ele na mesa da minha prima.
    Mas serio, não consegui ler 12 paginas. Achei realmente muito chato.
    Livros que me cativam são suspenses com uma pitada de terror.
    Esse tipo de literatura, na minha opinião é chata e sem sal. Mas tem gente que gosta né u.u

    beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é muito ruim? :O
      Eu também gosto de livros assim de suspense e terror, mas as vezes é bom variar o gênero.

      Excluir
  12. Que interessante, Marina! Adorei o post! São livros bem curtos mesmo, mas o tema ainda não foi muito usado pelos escritores né? Adorei sua dica para quem quiser escrever um livro e não sabe por onde começar haha

    Por que você não tenta hein? ;)

    Beeijos

    ResponderExcluir
  13. Que show, essa postagem foi bem diferente. Eu tenho um livro que se chama "O blog da Cacau: Ninguém merece!" ou algo do tipo. É um livro-blog, acho bem divertido :)
    Seguindo aqui *--*

    nuvensdeframboesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Amei o post, só conhecia O amor nos tempos do blog e, depois de vê-lo novamente, aumentou a minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Você leu algum? é interessante? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li, infelizmente, mas pela sinopse parecem legais. Se eu ler te falo o que achei ^^

      Excluir