Retrospectiva literária 2012

dezembro 31, 2012

Oi pessoal!! Esse é o último post do ano (que emoção!) e nada melhor que fazer uma retrospectiva do ano que está acabando.
Essa retrospectiva literária foi criada pelo blog Pensamento Tangelical, achei muito legal as perguntas e resolvi fazer.


1 - A aventura que me tirou o fôlego:
Marina do autor Carlos Ruiz Zafón. 

2-O terror que me deixou sem dormir:
Não li nenhum livro de terror esse ano, mas teve um personagem que me deu medo foi  o Lain Coubert de A Sombra do vento

3-O suspense mais eletrizante:
Belas maldições de Neil Gaiman e Terry Pratchett. Não é suspense, mas se encaixa na pergunta :P

4-O romance que me fez suspirar:

5-A saga que me conquistou:
A saga o cemitério dos livros esquecidos. 

6-O clássico que me marcou:
Dom Casmurro, de Machado de Assis.

7-O livro que me fez refletir:
O vendedor de sonhos, do autor Augusto Cury. (Não tenho certeza, mas acho que li esse ano).

8-O livro que me fez rir:

9-O livro que me fez chorar:
Não cheguei a chorar, mas o que quase conseguiu me fazer chorar foi A culpa é das estrelas de John Green

10-O livro de fantasia que me encantou:
As crônicas de Nárnia

11-O livro que me decepcionou:
A mão esquerda de Deus. Esperava que ele fosse melhor.

12-O livro que me surpreendeu:
Contos para presentear pessoas sensíveis. Não esperava gostar dele ^^

13-A frase que não saiu da minha cabeça:
Uma do Pequeno Príncipe: "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"
E o prefácio do livro A culpa é das estrelas. Nem vou escrever aqui porque é grande.

14-O(a) personagem do ano:
Um só? Que injusto... Hmm a Alice, do livro Alice no país das maravilhas. Não sei o porque ^^

15-O casal perfeito:
Helena e o "irmão" dela, que nem chegaram a formar um casal...

16-O(a) autor(a) revelação:
Todos. hahaha

17-O melhor livro nacional:
Agora que vi que só li alguns nacionais... O.o
Dom Casmurro (de novo).

18-O melhor livro que li em 2012:
Ahh teve vários, não dá nem para escrever um só :)

Li em 2012    32   livros.
Alguns eu não sei se li no começo desse ano ou no fim do ano passado, comecei a marcar na metade do ano, então não tenho certeza se é 32 mesmo.

A minha meta literária para 2013 é:
Ler 100 livros.

-Não faz parte da tag, mas quero colocar aqui;

Desafios: 



Mudei minha lista três vezes, até ficar assim:

1- Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
7- Através do espelho, e o que Alice encontrou por lá - Lewis Carrol

Li todos, mas não publiquei resenha. Pretendo ler os que tirei da lista ano que vem... rs



Meu nível foi: Nivel 2: 30 livros no ano = Leitor Avido (Peguei gosto por essa coisa chamada leitura)

E os níveis eram:

Nivel 1: 12 livros no ano = Iniciante (Acabei de entrar na brincadeira!)
Nivel 2: 30 livros no ano = Leitor Avido (Peguei gosto por essa coisa chamada leitura)
Nivel 3: 50 livros no ano = Leitor Compulsivo (Leio um atras do outro, e dai?)
Nivel 4: 75 livros no ano =  Bookworm (Sim, sou viciado e muito orgulhoso do meu vicio!)
Nivel 5: 100 ou mais livros no ano = Viciado (Bebo, como e respiro livros. Preciso de uma intervenção!)


Desejo a vocês um 2013 de muita paz e realizações!! 

You Might Also Like

22 comentários

  1. Aah, vou fazer agora mesmo!
    Li Dom Casmurro, me marcou tbm!

    ResponderExcluir
  2. O melhor livro que já li Foi 4 vidas de um cachorro, sugiro s você ler também! ;)
    Feliz Ano Novo pra você também!

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos níveis de leitor ainda não tinha visto, muitos dos livros da sua lista eu já li, Narnia é lindo, lemos a mesma quantidade de livro pretendo aumentar isso no ano que vem mesmo sendo um pouco complicado hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    sou louca para ler Jane Eyre, vi o filme e amei!! Marina e As crônicas de Nárnia!

    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei tanto do filme, mas eu li o livro primeiro, então nem conta ^^

      Excluir
  5. Passei aqui especialmente para informar que seu blog está entre os "Blogs do Mês" de Dezembro do DSM (blogs que mais enviaram acessos ao DSM no mês de Dezembro). Para mais informações, não deixe de passar na postagem de hoje (01/01/13).
    Muito obrigada por tudo!!!

    Mil Sweetkisses e Feliz 2013 ♥

    ResponderExcluir
  6. Um pelo visto vc também de Carlos Ruiz Zafon?? Rsrs...eu também amei o livro marina e o cemitério dos livros esquecidos. Amei a sua retro!!!
    BJokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina! o livro Marina realmente é muito bom, li agora no final do ano e fiquei muito satisfeita com ele.

    Feliz 2013.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Tô adorando esse meme já vi em alguns blogs.Pretendo fazer-lo amanhã lá no blog.
    Marina eu ainda não li, mas como ganhei de presente , vou ler ainda esse ano ^^
    Adorei sua listinha

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. haha bem legal a retrô. Essa frase do pequeno príncipe a minha amiga tem tatuada embaixo do peito esquerdo, a ideia é boa.
    Beijão, Marina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse coragem tatuaria ela também, adoro essa frase ;)

      Excluir
  10. Adorei!!!
    Beijinhos e Feliz 2013
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse ano eu fiquei no nível 3 ou 4 desse Desafio literário do blog Wishing a Book. Também amei Dom Casmurro, virou um dos meus favoritos uhu... Ah, pelo visto o ano rendeu, não é?

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas respostas, Marina! Eu também li muitos livros bons esse ano, então é difícil escolher um favorito... A Culpa é das Estrelas é de cortar o coração :(

    E quanto ao livro de fantasia... Acho impossível escolher um só! Talvez Instrumentos Mortais... Sei lá! :P

    ResponderExcluir